Lição Cubana

CONCORDO que as pessoas têm o direito de discordar do regime político cubano. Acho que, por exemplo, um dos maiores escritores do mundo na atualidade, o cubano Leonardo Padura, tem suas razões (legitimas) de discordar do regime cubano, mas mesmo assim prefere viver em seu país. Discorde-se do regime, mas reconheça-se as suas virtudes e vitórias. E resistência.

Ontem a Globo e a imprensa de quase todo o mundo noticiaram uma grande vitória de Cuba. Ela comemorou a ausência de transmissão do coronavírus em quase quatro meses. Disse a imprensa do mundo ocidental que pela primeira vez, em 130 dias, Cuba anunciou domingo (19) que não havia mais casos do coronavírus. A maior parte do país passou para a fase final das infecções que prevê a retomada das atividades.

Francisco Duran, Chefe de epidemiologia do Ministério da Saúde Pública,que atualizava o país diariamente sobre a pandemia, tirou a máscara durante a transmissão para dar a boa nova. A maior parte da Ilha do Caribe, que tem 11,2 mllhões de habitantes está sem casos novo do coronavírus há mais de um mês. Disse Durán na transmissão:

"Eu sempre digo para vocês ficarm em casa, mas sei que muitos hoje vão à praia".

O Sistema de Saúde comunitária robusto e gratuito de Cuba permitiu manter o número de infecções em 2.500 e apenas 87 mortes.O país comunista recebeu notas altas pelo empenho no comate à pandemia e na transparência dos dados.

Vejam bem, por ser uma ilha, Cuba, não tem fronteiras terrestres,mas é vizinha dos EUA, perinhoda Flórida, onde está Miami, o paraíso dos inimigos de Cuba. Pois bem a Flórida registra 350.042 casos do coronavírus e 4.982 mores, e estão aumentando esses números. Uma pergunta não pode e nem deve calar: Com que cara os americanos podem condenar Cuba? Só se for com a cara de pau.Apesar do infame ,covarde e cruel bloqueio, Cuba está viva e bulido e dando lições deeficiência ao mundo em várias áreas, inclusive na saúde.

Mas talvez os subservientes aos EUA, meso Trump dando estocadas no Brasil, vão contestar a maneira como Cuba combateu o coronavírus. Caacho não se manja. Viva Cuba. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/07/2020
Código do texto: T7012241
Classificação de conteúdo: seguro