O INÍCIO DO ESPORTE PARA UM FRACO
 

Quando eu morava na Rua Lucas de Oliveira, 1490, em Porto Alegre/RS, eu tinha uns 16 anos, e logo acima da nossa casa, havia um vizinho que dispunha de pesos feitos com latas preenchidas com cimento e uma barra de ferro no centro. Também tinham pesos tipos halteres, para serem usados de forma alternativa com ambas as mãos.
 
 Ele possuía manuais de treinamentos e fazia de forma autodidata seu treino como halterofilista. Digamos que ele tinha uma academia caseira, com pesos caseiros e ensinava as técnicas de halterofilismo também de uma forma caseira, como um autodidata.
 
 Convidou-me para participar na sua “academia” e era bem o que eu almejava, pois eu queria aumentar o meu volume corporal, e sair daquela condição de ser o mais magro dos irmãos. Tenho uma foto junto com os meus irmãos naquela época. Basta olhar o mais magro e mais fraco, era eu, mas dei a volta por cima, e cheguei a ser o mais forte de todos os meus quatro irmãos.  
 
Comecei os meus treinos com dedicação, pois não queria faltar uma aula, aquilo para mim era muito importante.  Em um ano eu já estava com o físico bem melhor. Assim como com 17 anos eu fui lutar boxe, o meu corpo apesar dos meus 57 quilos, já enganava os adversários pelo volume físico, mas ainda me faltavam as técnicas de lutas que fui adquirindo com o tempo. Dois irmãos meus lutavam Box, e um deles foi campeão estadual e disputou o brasileiro em Minas Gerais.
 
Após este treino eu passei para o ginásio Esparta, na Rua João Pessoa, que era o principal ou talvez o único ginásio oficial de halterofilismo, conhecido em Porto Alegre.
 
 Teria de pagar uma jóia de admissão e uma mensalidade. O treinador me falou: se tu conseguir levantar o volume de quilos, equivalente ao peso do teu próprio corpo fica dispensado da jóia.
 
 Eu com 57 quilos e já treinado numa academia caseira, mandei colocar equivalente ao meu peso, e o levantei, acima da cabeça com muito esforço, e me livrei da jóia.  Foi minha primeira vitória conquistada, que não me rendeu prêmio com medalha, mas ganhei o valor da jóia. Também levantar 57 quilos foi moleza. Com o passar do tempo, eu com 75 quilos, conseguia levantar, desde o chão e até acima da cabeça, 105 quilos. Foi quando eu fui considerado o mais forte dos meus irmãos.
 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 20/07/2020
Reeditado em 28/03/2022
Código do texto: T7011756
Classificação de conteúdo: seguro