DIVAGAÇÕES MATINAIS



"Quando estou triste o pensamento vai/// Pelos caminhos de voltar"
(Moacir Franco)


Hoje despertei com  saudade de mim.
Parece maluquice,mas foi o que senti.
Não uma saudade recente, deste adulto com pneus carecas de tanto rodar e pagar pedágios na BR da vida.É uma saudade daquele piá que um dia fui e do qual me perdi nas veredas do tempo.
Enquanto tomava o meu café da manhã,divagava nas imagens que iam descortinando-se além da janela.
O cinamomo despido no quintal do vizinho,o tufo de fumaça na chaminé da casa de dona Asta, pessoas indo para o trabalho e um pardal pensativo, mudo sobre a calha da garagem.
Tudo tão monótono, algo nostálgico, um não sei quê de um não sei quando prestes a apossar-se de mim.
Mãos invisíveis apertaram-me o peito e as lembranças evocaram-me os sóis de meus melhores dias.
De repente a campina !
Floradas de marcelas, cheiro de mel no vassoural, riacho encantado feito espelho d água.
Mulheres batendo roupas, piazada reinando nos imensos campos dos Andrade.
Pinçei uma tarde em minha infância, de sol, de cheiros, de luminosidade intensa e...De ventos !
[ Nada pode ser mais belo que a liberdade verde das campinas em dias de vento ]
De repente...Eu !
Eu, menino, livre , cerzindo os campos da pureza, da ingenuidade.
De repente, elas !
As araucárias .
Altas, esguias, majestosas...
Os braços franzinos arpejando ao vento as mais lindas canções do Sul.
Tudo tão distante e, de repente, tudo tão proximo em minhas divagações.
Agora, aqui, escravo da realidade brutal, penso cá com meus botões:
Há quanto tempo não mais ouço a "canção das araucárias"?
O relógio alerta-me para um tempo de ir .
Trabalho & responsabilidade, aliados, esperam-me.
Não há araucárias pelos caminhos que agora percorro e os ventos que varrem asfaltos desconhecem a leveza das campinas.
Mas não desisto. Tal como a canção de Luiz Vieira ,apesar de tudo, sou ainda "menino passarinho com vontade de voar".
Quem sabe ! Um dia...
Ainda alçe um vôo sereno sobre a campina crespa de marcelas numa tarde de vento, de muito vento !
Ao som da canção das araucárias.
Enquanto  isso  tudo resida  apenas  no  campo  das  ilusões, fica o  convite  a clicar  no  link  abaixo e...Encantar-se!
https://www.youtube.com/watch?v=ZtDAGaIQd-4&list=RDZtDAGaIQd-4&start_radio=1