O OMBRO AMIGO

Final de semana frio e chuvoso, como a maioria dos brasileiros estou em resguardo. Procurando distração, fui parar no Youtube, começei vendo apresentações musicais. Dentre às quais uma me chamou atenção, foi a do cantor e compositor Moacyr Franco. Gosto de ouvi-lo, suas musicas conciliam com a vida. Depois de uns verões passamos a ser saudosistas. No entanto, desta feita, o que chamou a atenção não foi em si à música, mas a história que ele contou de parte de sua vida, então disse: “A parte mais importante do corpo humano não é o cérebro, nem o coração, é o ombro. Quem não tiver o ombro para ceder a um irmão não merece o cérebro, nem e o coração". Acrescentou ainda: “Quando a noite estiver mais escura, é porque está perto de amanhecer".

Fiquei a pensar quão grande e verdadeira são as palavras do cantor. Realmente ter um “ombro” para ceder a um amigo, ou encontrar um que possa nos acolher, é algo grandioso. O “AMIGO”, em minha opinião, é uma palavra forte, em vista sua importância, seu valor. A quem diga que “contamos os verdadeiros amigos nos dedos de uma mão". Os anos, as experiências de vida, nos dizem que isto é uma assertiva. Realmente “amigo” na essência da palavra é algo que não se encontra com facilidade. Amigo é aquele que não é medido pela quantia dos encontros, das conversas, ou das festas, e sim pela qualidade de tudo isto. Podemos ficar tempo sem encontrar um amigo, mas ele continua amigo, como sempre foi e será. O Rei Roberto Carlos, em sua música “Amiga”, diz: “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, cabeça de homem, mas coração de menino. Aquele que está ao meu lado em qualquer caminhada". Roberto está correto, para ser e ter amigo de verdade, é preciso estar em qualquer caminhada, ter cabeça de homem, mas coração de menino. Isto é ser realmente um “ombro amigo”. Sabemos quais são as funções físicas de um cérebro e de um coração. Mas de forma subjetiva, “um ombro” é servir o próximo, é a caridade com as outras pessoas. Muito pouco serviria um cérebro inteligente, um coração de amor, se não dividirmos com os outros. Mas para qsermos um “ombro amigo”, devemos ouvir, ver e sentir DEUS. Devemos ouvir DEUS no murmúrio das águas de um rio, devemos vê-lo no bater das asas de um pássaro, e senti-lo em todos os momentos da alegria, da saudade e até mesmo da dor. Devemos ter amizade com DEUS, ter a Graça. Sem ELE nunca seremos um “ombro amigo.” Como é bom acolher um amigo ou ser acolhido por ele em um momento de dificuldade, receber a ajuda, receber ou dar a palavra de carinho, de afeto. Às vezes nos vemos em situações embaraçosas, cada um de nós pobres humanos tem a sua, quem sabe até não tê-las é não viver, mas quando a resolvemos, vivemos ainda mais. Mas quando estamos no campo aberto da batalha e lutamos para sairmos vencedores, devemos estar municiado com as balas de serenidade, de compreensão, de paciência, humildade, esperança e fé. Fé é acreditar antes, naquilo que só fará sentido depois. DEUS não pode oferecer paz e felicidade longe dele. Confie sempre que ganhará a batalha, que tudo será resolvido, não se antecipe, ELE sabe o momento, apegue-se a ELE para ser “ombro amigo” e receber o “ombro amigo”, independentemente do lado que você esteja, sem ELE nada se pode fazer, é com ELE a melhor amizade, o melhor apoio. Finalizo plagiando por duas vezes o cantor Moacyr Franco: “Acredite quando a noite estiver mais escura, é porque perto está de amanhecer”. Ainda: “Felicidade começa com FÉ”.