COF COF

Alguém tem ideia o que seja o COF? Seu nome poderia ser, talvez, uma mistura de café com cigarros. Cofee & Cofcof. Ou quase uma música do Blur. Pois conforme alentados estudos científicos essa combinação pode tornar qualquer um filósofo, se antes esse qualquer um não morrer de câncer ou enfisema pulmonar. Mas na verdade COF é o "Curso Online de Filosofia" do Olavo Carvalho.

A borboleta de Campinas faz vídeos breves lá na Virgínia, e pronto forma um rebanho de filósofos no Brasil, bem como arrebanha alguns reais que ele converte em dólares para comprar municão no WallMart, discos de Country, blendends da Virgínia e café colombiano. Trata-se de uma mistura de toyotismo, teoria do caos, EAD, apneia e insônia.

Mas imagino: e se Platão tivesse dessas ferramentas? E se fosse um coach/vloger/youtuber/influencer? Ninguém ficaria olhando pras paredes da caverna obinublando o cérebro com ilusões de saber e de real. Continuariam sem olhar para o sol, sim olhando para o lusco-fusco de uma tela de LCD. A real fonte de luz.

Que ferramentas? Café, cigarros e Youtube Platão não tinha nada disso. Só saliva, areia para escrever no chão, discípulos, escravos e ombros largos de quem odeia poesia. Tivesse só Youtube tudo seria facilitado e bastaria. Não precisaria fundar a Academia.

Para doutrinar o tirano Dionísio de Siracusa, não demandaria atravessar o Mediterrâneo, nem correr o risco de virar escravo para doutrinar o pupilo doido da Sicília. Aliás nem precisaria escrever aqueles livros em grego, difíceis de ler e de traduzir. Bastaria o canal de vídeos do Youtube na língua de Camões e das ninfas do Tejo. Bem como nem precisaria tornar Dionísio um bom governante. Bastaria derrubar o sujeito online só com blablablá. Os e as Platonetes tornariam sua opinião dominante desde o Olimpo até o Pão de Açúcar. Bastaria ter Ele como Cérebro e um bando de Pinkys pelo resto do mundo. E mais: seria ele então o nariz de Cleópatra, pois impediria o dominio do marxismo cultural no ocidente, e não surgiria Pascal, Kant, Marx e Gramsci. Um paraíso de pílulas azuis fabricadas pela Pfizer.

Não haveria nem mesmo Olavo Carvalho, pois como se sabe esse filósofo/astrólogo enfumaçado só cresce subindo em ombros alheios. Mas infelizmente o anacronismo foi proibido pela história da filosofia e pela Filosofia da História. Mas imaginar um mundo pior é na faixa, no 0800.