Militares e Poder

QUERO deixar bem absolutamente claro que não possuo nada de pessoal contra os militares. Digo isso até com conhecimento de causa porque conheci vária pessoas ligadas às Forças Armadas, inclusive um primo de minha mãe, asado com sua irmã, foi herói de guerra na Itália, foi pracinha, um tio meu foi capitão da Aeronáutica, outro cunhando de mãe e muito ligado a nossa família foi tenente da Aeronáutica e um saudoso irmão meu foi oficial da reserva... Mas fui contra a ditadura militar, eu e milhões de pessoas que form às ruas pedir anistia e diretas já, que exigiam liberdade e democracia, ou seja ofim dos militares no poder.

Acho que os militares têm uma função fundamental e constitucional: a defesa da pátria, do país, do regime democrático. São um esteio da democracia, junto com outros setores institucionais como acontece em todas as democracias do mundo.

Assim, na minha opinião e de muita gente, os militares não devem nunca extrapolar a sua função constitucional. Não sou fã de Gilmar Mendes, antes e pelo contrário, mas ele não ofendeu a instituição Forças Armadas, pode até ter sido infeliz numa frase, mas na essência está certo. A Saúde nunca deveria estar sendo comandada por militares alheios á área médica. Isso só está acontecendo no Brasil. E isso desgasta os militares como instituição. O general interino no comando da saúde ainda não foi para a reserva. A pandemia está se alastrando. Está falatando comando no setor saúde, comando competente. A crítica de Gilmar pode ter sido, repito, veemente, mas não se pode fazer uma tempestade num copo d'água, a verdade é que o ministro disse o que muita gente pensa e fica calado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2020
Código do texto: T7006513
Classificação de conteúdo: seguro