Idosos e Jovens, a Velhice é só um Espectro!

Numa experiência como voluntária de um asilo, me debrucei sobre a causa ao tentar entender o que de fato acontecia naquela morada.

Confesso que de primeira não me senti a vontade para abordagens mais calorosas com aquelas idosas.

A verdade é que viajei por um universo fantástico de belas paisagens, sentimentos profundos, uma inabalável fé e um desejo fervoroso de realizar sonhos.

Diferente do que pensei antes de chegar naquele ambiente, a morte não era nem nunca foi, o próximo passo, e a falência do corpo por incrível que parecesse não se colocava na pauta do dia.

Realmente o lar era repleto de normas cumpridas a risca, reconhecia-se as limitações, as enfermidas e tantas outras dores que acometeram aquelas mulheres ao longo do tempo, sendo o cuidado necessário e permanente.

Depois de hora, comecei minha jornada de descobrimento e relacionamento. Amadureci anos em dias, quando me deparei com mulheres vaidosas, donas de si, intelectuais, sábias por natureza, talentosas, duras na queda, espirituosas, gratas e surpreendentes.

Umas adoravam as refeições, o banho e o momento de se perfumarem, outras esperavam ansiosas por visitinhas, passeavam no jardim, até atualizavam os acontecimentos indo e vindo nos corredores.

Espetacular essa é a palavra que define essa etapa da minha vida. Não era de cobertores e medicamentos que elas mais precisavam, e sim de abraços e sorrisos sinceros. Fui par na dança, presenteei com brincos uma garota de 101 anos já cega e sem os membros. Chorei de emoção quando ouvi cada sussurrar de "volte logo", e "mande um beijo para sua mãe".

Eu realmente afastei para longe aquele espectro de velhice que me cercava e a tantos cercam, pois a vida é uma dádiva e todos tem missões a cumprir. Sendo assim, devemos estar convencidos de que o tempo passa a ser contado da hora que nascemos, isto é a lei natural da vida.

Cada visita ao lar dos idosos tornaram-me melhor, me perguntava como elas conseguiam conviver com tantas lembranças e muitas até tristes, que força era aquela tamanha que sobrevivia a um dia de domingo ao ver os filhos das amigas irem com os netos e muitas não ter por quem esperar.

As vezes de tantas histórias ouvidas, saia hipnotizada, eu voltava a um tempo no qual não havia nascido, mas que perpetuaram-se nas mentes daquelas jovens senhoras.

Descobri naqueles dias mais do que imaginava na vida toda, eu estava diante de heroínas, mulheres que as batalhas podem até ter empoeirado, enfraquecido e tentado exilar, mas dentro delas existe luz, que desperta sonhos e sonhos originais.

Na sacolinha de pedidos num dos eventos que realizei, tinha escrito uma cartinha de amor, um frasco de água de cheiro, um sabonete cheiroso, uma camisola bonita, uma escova macia para os cabelos, um espelho dourado, um passeio tranquilo na praia...

Parei e refleti, acha mesmo que um velho mofado, rasgado, deteriorado é capaz de desejar a singeleza da vida? Eu realmente não estava diante da velhice, dessa tal ideia deturpada de não ter serventia nem mais valor.

Finalmente compreendi que tinha feito novas amigas, e quem seriam? Idosas especiais, humanas fantásticas que superam todas as "limitações" e saem em busca da felicidade sem pensar na morte, porque aprenderam com suas vivências que essa afamada terrorista não passa de uma passagem, mas estão certas de que os sentimentos, os prazeres, a felicidade de cada momento, esses sim vieram para ficar.

Numa dessas visitas, ao chegar em casa, olhei para minha mãe perto de ser idosa e falei, eu te amo agora e para sempre, só peço que me permita sentir eternamente a sua água de cheiro.

Hoje as 64 anos mainha está idosa, então sempre estou por perto lembrando a ela que a velhice é um espectro que deve ser sucumbido, e o que verdadeiramente importa é a essência da vida.

Alerta aos jovens e idosos, a velhice é só um espectro!

CarlaBezerra

Divina Flor
Enviado por Divina Flor em 15/07/2020
Código do texto: T7006315
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.