VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE JACK TRAMIEL? 15h30min.

Confessamos aos nossos prezados leitores que nunca tínhamos ouvido falar deste personagem, ontem, na casa do nosso neto Lucas, que é formado na Ciência da Computação, perguntamos sobre o início da informática, foi quando colocou um sucinto vídeo sobre este personagem, cuja sua vida foi de permanentes superações.

De nacionalidade polonesa, nasceu em 1928, *onde anos depois seu país, foi invadido pela Alemanha, com a idade de 16 anos foi levado, com seu pai, sua mãe e muitos outros para o mais “célebre” campo de concentração do nazismo de triste memória: Auschwitz, -1944- milagrosamente sobreviveu, com sua mãe e seu pai não. Após mais de um ano, em 1945 finalmente este Campo Concentração foi libertado pelos aliados.

Estava com 16 anos, tempos depois foi “aparecer” em Nova Iorque, sendo aceito para prestar serviço militar no exército americano, no qual ficou por algum tempo, aproveitou este período para aprender a consertar máquinas de escrever. Neste meio tempo já estava casado, com receio de transferência, pediu baixa, conseguindo um emprego numa pequena firma que consertava máquina de escrever, entretanto, o patrão além de pagar pouco ainda atrasava o pagamento, dizendo que havia pouco serviço, motivo pelo qual pediu ao empregado se não poderia ir ao lugar onde servira, para angariar serviço, - teve sucesso, pois um bom número foi levado para lá- no conserto e manutenção de máquinas de escrever...

O patrão, de modo egoísta não lhe deu um centavo de aumento, com esta ingratidão se revoltou, pediu demissão, o patrão quis saber por quê? Foi quando disse “você é um imbecil”. A noite fazia um “bico” com taxi para aumentar a sua renda, e passou a dedicar-se integramente a este trabalho. Certa ocasião descobriu uma pequena sala que poderia vir de encontro as suas necessidades, isto é, consertar maquina de escrever, e também a vender novas, não demorou muito passou a produzi-las, além de começar a produzir calculadoras...

Acabou conseguindo junto ao Banco um empréstimo de 25 mil dólares, para dar sequencia a sua indústria, agora sim, enfocada na produção computadores pessoais, em que foi um dos pioneiros, na metade dos anos 70, agora já teria que enfrentar um forte concorrente, Steve Jobs, - Apple, e mais tarde Bil Gates, da Microsoft, competia com destaque em qualidade e preço, os computadores pessoais, teve várias gerações de aperfeiçoamento, o Commodore, nos anos 70, 80 e 90, foram vendidos milhares de unidades, cujo faturamento da empresa chegou a alcançar mais de cem bilhões de dólares, em 1996, já estava com 68 anos, dá uma trégua em suas atividades, pois ninguém é ferro.

O “cerco” destes dois gigantes da informática foi “minando” o pioneirismo de sua empresa, e pode-se dizer que foram vencidas por eles...

Mas ficou o seu legado de vida, as dificuldades da vida são inerentes aos seres humanos, uns conseguem superar e outros não, ficando o exemplo de sua vida, que tinha tudo para dar “errado”, porém, soube com denodo suplantá-los. 16h15min.

Curitiba, 13 de julho de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Nasceu em 13 de dezembro de 1928, faleceu em 8 de abril de 2012 com 83 anos. Nomes e datas compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 13/07/2020
Código do texto: T7004861
Classificação de conteúdo: seguro