Os males causados pelas “verdades” mentirosas

O ser humano, esse incansável inovador, não satisfeito com a existência danosa da Mentira, criou a “verdade” mentirosa, ou seja, a mentira com propósito de literalmente arruinar a reputação dos “adversários” ou simplesmente provocar insegurança na Sociedade por puro prazer doentio.

Um exemplo do que eu chamo de “verdade” mentirosa é usar um vídeo em que algum político, artista ou qualquer pessoa conhecida lê ou repete algo condenável que outra pessoa falou, editar o vídeo e usá-lo para denegrir sua imagem. A “verdade”nesse caso é que o alvo da desinformação realmente aparece expressando um pensamento condenável, mas a mentira é que o pensamento não é dessa pessoa.

A irresponsabilidade chegou num nível tal que até as providências contra as notícias falsas se tornaram mentiras, porque elas visam mais proteger as pessoas alvo das mentiras do que propriamente estabelecer a verdade, porque se usa de manipulações e desrespeito às leis para alcançar o propósito e colocar os autores na condição de criminosos perigosos em vez de simples mentirosos ou piadistas.

Um frase atribuída a Albert Einstein diz “A luta pela Verdade deve se sobrepor a todas as outras”. Mas a base da busca pela Verdade é a honestidade. Num meio onde a mentira prevalece, a desonestidade fica em evidência.

Uma Sociedade equilibrada é composta majoritariamente por indivíduos material e principalmente psicologicamente equilibrados.

Para que os indivíduos sejam equilibrados, eles precisam de referências, balizadores. Essas referências são estabelecidas pelas regras, costumes e pela confiança uns nos outros.

Estamos numa situação de guerra de informação onde está claro que o objetivo é a conquista ou manutenção de interesses pessoais ou de grupos. A Verdade nesse caso é o que menos importa.

A tática da desinformação ou contrainformação foi usada no período da Guerra Fria, mas era limitada aos meios que a tecnologia da época permitia, como jornais principalmente, rádio e televisão. Atualmente essa tática está ao alcance de cada pessoa que tenha um celular e grande parte delas aceita participar propositalmente ou passivamente.

Por isso, estamos passando por uma ruptura de confiança onde não se pode mais acreditar em quase nada do que se vê, ouve ou lê. Tudo parece esconder uma segunda intenção.

Observemos os sinais para mais tarde não dizermos que fomos pegos de surpresa.

Os grandes desastres humanos, tanto do ponto de vista material como cultural e psicológico não aconteceram de um dia para outro, tiveram um prazo de planejamento, implantação e execução. Nessa última fase geralmente o mal já está feito e não se pode voltar atrás.

Temos os exemplos do Comunismo, Nazismo e Fascismo de alcance mundial. No Brasil temos o “globismo” que se iniciou logo que terminou a ditadura militar e com ela a censura. A população só se deu conta do mal que a dominação das mentes provocou, recentemente, depois de 30 anos portanto.

Mais uma vez o Homem está produzindo o veneno que o intoxicará.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 12/07/2020
Código do texto: T7003704
Classificação de conteúdo: seguro