Humor e Vida

DOMINGO, neste "Retiro" os dias parecem todos iguais, mas vamos levando a vida , sem entregar os pontos. Deus nos ajuda.É preciso ter fé. Sem fé a gente vira um trapo,um molambo. Vamos, pois, à arenga dominical ou diária...

Sempre desconfio e acho estranho as pessoas avessas ao humor. Pessoalmente sou incompatível com quem não é susceptível à alegria, ao humor, ao som arretado das ruas, às piadas, enfim, a toda essa demonstração de alegria popular, a conversa coloquial, o bate-papo informal e animado . Sem essa característica do humanismo. o humor ilumina a alma.

Vou avançar nessa minha arenga: não confio em quem não sabe rir. Desconfio de quem é incapaz de colocar o temero do humor noque fala ou escreve. Posso estar exagerando e sendo politicamente incorreto. Assumo. Achoque sem humor não vida. O mal-humorado não vive, vegeta.

Que fique bem claro que essa opinião pessoal se estende a todos os segmentos sociais e autoridades. Vejam o papa Francisco, ele é bem-humorado, ele ri.,ele transmite alegria. Lembram-se de Dom Hélder Câmara? Era muito alegre, irradiava alegria de viver. Leiam as crônicas dele.

Os mais adentrados nos anos recordam Juscelino, o presidente que sorria demais, bem-humorado, otimista. E que foi um dos melhores presidentes do país.Diferente dos interventores da ditadura militar. Qual dos presidentes-ditadores militares era bem-humorado? Nenhum. Democracia necessita de alegria. E os ditadores só transmitiam o contrário.

Vou ficando por aqui, ratificando o que disse: sem humor nãohá vida. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/07/2020
Código do texto: T7003566
Classificação de conteúdo: seguro