“PAI NOSSO” - SEMENTE DAS REFLEXÕES

Em virtude da Pandemia, com freqüência ouço pelos meios de comunicação inúmeras reflexões de como enfrentar este momento, na maioria das vezes são reflexões de natureza cientifica feitas por pessoas de grande expressão em sua área profissional, são eles psicólogos, psiquiatras, médicos, psicoterapeutas e outros. Reconheço a ajuda destes profissionais sem exceção, uns mais, uns menos, mais todos indistintamente colaboram. Ainda no dia a dia, ouço reflexões que partem também de pessoas humildes, simples, e também daqueles que acham que tudo sabem. A realidade é que devemos ouvir a todos e se, eventualmente, uma reflexão ou um comentário não nos satisfaça, devemos ser complacentes, o momento recomenda serenidade em vista que a Pandemia mexeu com a vida de todos. Creio que tudo é um aprendizado. Cada um tem um modo de reagir. Ninguém deve ser aplaudido e ninguém deve ser vaiado, todos nós somos ator e platéia ao mesmo tempo, nós nos misturamos formando uma dose única ao agrado de uns e ao desagrado de outros, nós nos embriagamos em nós mesmos. Não convivíamos com Pandemia, é uma situação nova que devemos dela colher ensinamentos, absorver as coisas boas que dela, eventualmente, possam ter vindo para a nossa vida e extirpar as ruins. Tudo é compreensivo, menos a apropriação indébita que alguns indivíduos inescrupulosos fazem com o dinheiro público.

Diante todas estas reflexões, fiquei a pensar em uma que não tivesse caráter cientifico, mas espiritual, que pudesse nos ajudar a enfrentar estes momentos tempestuosos. Como Cristão, de pronto veio à tona a oração do “PAI NOSSO”. Aquela que nos foi ensinada pelo próprio JESUS, aquela que ele nos ensinou a falar com ELE. Principalmente no trecho em que ela diz: “PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO”. Também me lembrei do “PAI NOSSO” do próprio JESUS, quando disse: “PAI, PERDOA-LHES; PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM”. Sim! Este é o “PAI NOSSO” do próprio JESUS.

A oração do “PAI NOSSO” é a melhor reflexão, a mais preciosa, a mais bonita de todas, mais perfeita. É a semente que deve germinar em nossos corações para dar rumo a todas as demais reflexões. Estas palavras formam o alicerce para resistir a todas às tempestades da vida, inclusive aquelas de noites traiçoeiras. Com ela tudo é possível. Na oração do “PAI NOSSO”, devemos meditá-la palavra por palavra, pois é como o vento que nos impulsiona em direção ao brilho resplandecente do farol que está a indicar. Aponta o porto seguro, independente do momento em que estamos vivendo, com ela navegamos até no escuro.