Um prego na mão e um martelo na outra. Lá se vai Alice, realizar a atividade proposta pela psicóloga relacional da empresa de recrutamento, para uma vaga de assistente administrativo. A questão era: você seria capaz de fixar um quadro na parede, sem ajuda de ninguém?
Fiquei matutando a ideia que teria levado a então psicóloga a propor uma atividade tão fora do padrão. Apesar de que, fixar um quadro na parede não é pra qualquer um. Primeiro era preciso marcar o local exato para o furo, depois executar a tarefa, por fim fixar o quadro e fazer a limpeza do local. Além do mais, muito comumente, são os homens os responsáveis por esse ofício. 
Alice não foi muito criteriosa. Fez uma viagem panorâmica com os olhos, e simplesmente bateu o martelo. Não fez nenhuma pergunta. Sequer uma pesquisa rápida na parede. Infelizmente, o prego não entrou. Ponto pra Luciana e Marilene que trataram do assunto com planejamento e estratégia.
Mas a entrevista ainda não tinha acabado e durante a dinâmica algumas perguntas foram feitas, entre elas: qual é o seu maior ídolo?
Luciana disse que era Deus! E na cara da psicóloga ateia já se via um carimbo de desclassificada. Marilene eufórica disse que era o popaye, por sua força nascer da comida, e ela era obssecada por comer. E por fim, vem Alice:
- O maior ídolo que tenho não canta, não dança e bem ficou famoso por aparecer na televisão. Mas é o moço que acordou as 4 da manhã para pegar o metrô comigo para que pudéssemos chegar aqui combina hora de antecedência. O meu maior ídolo perdeu o emprego quando minha mãe sofreu um acidente vascular cerebral e perdeu todos os movimentos.  Eu sei que pra entrevista isso não conta, mas ídolo pra mim é que faz do impossível um caminho e mesmo na dificuldade não desiste. As concorrentes se entreolharam e riram dacrespista de Alice, como se ela não tivesse capacidade para compreender a solicitação. A entrevista acabou e cada uma voltou para sua casa, aguardando a notícia tão desejada.
Depois de duas semanas Alice recebe da empresa um envelope grande contendo uma fantasia e uma carta agradecendo pela participação no processo seletivo, mas a vaga de assistente administrativo seria ocupada por uma de suas concorrentes por atender melhor o perfil.
No último parágrafo, porém, havia uma convocação da “liga da justiça” para pertencer ao quadro de funcionários do setor de captação de recursos, entre os heróis, estavam eles: Alice e o pai. 
Fato é que, atos tidos como simplórios, são na verdade, a demonstração do caráter, de princípios e valores praticados pela pessoa. Os maiores super-heróis estão ao nosso lado e, por vezes, demoramos pra perceber a capacidade e o valor que eles têm. Há muitos super-homens por aí e Mulher-Maravilha, também! E com a convocação da liga da justiça, vem a sensação de justiça feita! 


 
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 09/07/2020
Reeditado em 10/07/2020
Código do texto: T7001328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.