Sobre moluscos, cancros e pérolas
Certa vez, descobri que as pérolas são produzidas por alguns moluscos, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos. Elas seriam uma inflamação, um tumor. Mas nunca as vi dessa maneira. Algo tão brilhante, bonito e perfeito não seria criado para matar. O que matou minha mãe não era nada parecido com uma pérola.
Resolvi, então, pesquisar outros significados para a pérola. Encontrei estes: "feminina", "virgem", "pura", "lunar", "bela como a lua", "brilhante como a lua", "forte", "constante". Agora sim! A pérola sempre foi considerada um ornamento feminino e representa feminilidade. Esses significados correspondem mais à ideia que faço de pérola. Na verdade, eles explicam muita coisa.
Comparemos o valor que damos aos moluscos e às pérolas. Os masculinos moluscos são mais valiosos enquanto casulos das femininas pérolas, por isso privam o mundo de sua beleza, aprisionando o seu brilho e a perfeição de sua forma entre suas conchas castradoras. Em seu egoísmo possessivo, diminuem-nas à condição de cancros e privam o mundo de sua beleza lunar.
Já as pérolas, expandem seu valor ao se libertarem do suposto abraço protetor. Ao mostrar ao mundo seu brilho e sua forma. Ao desfilarem o resultado de sua força constante após o cativeiro. Pura Força feminina! Virgem de amor verdadeiro.
Liberte suas pérolas das conchas de moluscos, como quem grita sua liberdade. Como quem descobre que “ir levando” é o mesmo que aceitar a condição de cancro e negar a de pérola. E isso nunca foi sinal de amor. Vislumbre sua beleza, seu brilho, sua forma perfeita! Limpe-a, de toda viscosidade tóxica desses moluscos onde habitou, refém de sua procura, seduzida por falsas promessas de felicidades. Transformada em um troféu na prateleira.
Quando se brilha junto, se ilumina um horizonte maior!