Reagir é preciso. Urgente.

CONCORDO que vivemos em meio a muitas dificuldades. Na verdade vivemos num país em transe e enfrentando uma pandemia. Mas, por outro lado, apesar das tramas nos breus das tocas, ainda possuímos um pouco de informação e de liberdade. Podemos reclamar, chiar, protestar, gritar... Há, concordo, uma certa repressão, principalmente do fascismo militante,tipo miliciano. Detalhe: há ainda funcionando instâncias da justiça e liberdade de opinião e imprensa. Até quando não sei precisar, caso entreguemos os pontos ante os arreganhos do autoritarismo.

Lamento que ainda exista a ideologia do conformismo. Isso me causa revolta e decepção. Dizia Sartre: "Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus algozes". Falta ainda ao nosso povo deixar fluir livremente o seu sentimento de indignação. Por isso ainda somos um povo fraco, um povo que, não raro, desculpa,esquece e perdoa seus algozes. São palavras de uma mulher admirável, a famosa psiquiatra Nise da Silveira: "É necessário se espantar, se indignar e se rebelar, só assim é possível mudar a realidade". E são palavras de Santo Agostinho:"A esperança tem duas filhas lindas. a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão;a coragem a mudá-las".

Reagir é preciso. Urgente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/07/2020
Código do texto: T6998769
Classificação de conteúdo: seguro