Estatístico em Compotas

ONTEM à noite,com a ajuda do meu neto, fiz uma pesquisa nos números da pandemia em dez países da América Latina: Argentina, Venezuela, Uruguai, Colômbia, Cuba, Paraguai, Equador, Peru, Chile e Bolívia. Eles juntos(os dez) registraram até ontem 920.913 casos confirmados do coronavírus e 24.201 óbitos. A população desses dez países é 224 milhões de habitantes. Já o Brasil, sozinho, registrou até ontem l.623.284 casos confirmados e 65.487 mortes, donde podemos concluir que o Brasil tem 702.471 casos a mais que os dez países juntos e 41.286 mais mortes que eles. Importante: a população dos dez (224 milhões) é quase iguala do Brasil que e 224 milhões de habitantes (a do Brasil é ainda menor).

Uma pergunta não pode calar por que essa diferença tão expressiva em desfavor do Brasil? Tudo bem, eu sei que sou um estatístico em compotas, que não tem conhecimento das variáveis nesse tipo de avaliação. Mas acho que as autoridades deveriam explicar o motivo de superarmos dez países. Um detalhe curioso: nenhum dos de países tem ministro da saúde provisório como o do Brasil e nenhum dosseus líderes dá maus exemplos que confrontam as recomendações médicas e a OMS. Fica essa curiosidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/07/2020
Código do texto: T6998738
Classificação de conteúdo: seguro