Refletindo sobre os propósitos da vida: o amor ! !
Em julho de 2019, publiquei aqui no Recanto uma mensagem de otimismo, fé, esperança, amor...
Ela é o que penso nos dias bons...
Mas não apenas de dias bons é que nossa vida é feita... Portanto, segue a minha reflexão iniciada naquele mesmo dia da publicação e concluída no dia de hoje, após encontrá-la na pasta de rascunhos...
___ Assim constava há quase 1 ano:
"Um dia, eles disseram coisas que eu não gostei. Ouvi comentários e ofensas, li outros tantos.
E mesmo com todas as minhas frustrações, ainda assim eu os amei.
Passado o momento necessário para organizar os pedaços meus, eu pude perceber que o amor ainda existia.
E então, eu amei a todos!
Porque compreendi que nenhum deles era perfeito, também eu não o sou.
Nosso nascimento tem o propósito para o bem. Por isso eu os amei.
Porque compreendi que, em algum momento, eles se perderam... Mas eu também já me perdi.
Na análise do reencontro comigo, percebi: todos podem se encontrar!!
Todos podem se encontrar e seguir novamente no caminho do bem:
- O propósito é amar!"
E hoje analiso esse amor... Por certo devo amar (e isto realmente é possível para alguém que leva a sério o que está escrito no livro O Código do Monte - As Virtudes do Sermão da Montanha - do qual já falei aqui no Recanto).
Mas e esse amor... é uma escolha...
Esqueci o que ia falar... retornarei em outro momento.
___ Estas acima foram as palavras escritas, que pude organizar naquela ocasião e que hoje, 06/07/2020, retorno para concluir, repetindo o que antes disse: "O amor é uma escolha!!"
De fato, quando criança ouvia uma canção, na voz de um homem (H), inicialmente, seguido de uma mulher (M), e posteriormente cantam o refrão (R) em conjunto. Dizia assim:
"(H): Meu vizinho bateu no meu carro e não quis admitir. Ele toca o trombone e usa o meu telefone sem pedir. Este tipo não é fácil para qualquer crente aguentar. Nessa hora tão difícil parece impossível amar.
(M): Meu marido chegou do serviço e começou a queixar-se: 'A janta não está pronta porque não toma conta do seu lar'. Lua-de-mel foi-se embora e toda emoção da hora foi pro ar. Nessa hora tão difícil parece impossível amar.
(R): O amor não é um sentimento não. Sentimentos sempre vêm e vão. O amor faz sempre o bem pra todos. Mesmo sem sentir. É sua escolha! Tem que decidir!"
Eu gostava da canção, cantava junto, mas não compreendia a dimensão daquele ensinamento que ela já permitiria se a minha visão de mundo fosse mais esclarecida, como a vejo atualmente. Logicamente tenho muito ainda que aprender, mas entender o significado do amor é o primeiro passo para afirmar que: - Sim!! É possível amar o próximo como a nós mesmos!!
___ O amor é um ato que devemos dispensar a todos. Vai além da afinidade que sentimos por alguém.
___ O amor é a escolha que fazemos quando decidimos calar a nossa voz, por ser ruim o nosso pensamento.
___ Haveremos de nos dar conta: dizer "Não" também é uma forma de demonstrar o nosso amor.
___ O amor é aquilo que nos torna corajosos mesmo diante de grandes desafios ou de grandes perigos.
___ Chegam em nossos dias os sentimentos de ódio, de raiva, de frustração, de tristeza, de alegria... Eles vêm e vão. O amor permanece pois é nossa essência, nossa base e raiz. Ao negar nossa essência, somos conduzidos a um vazio existencial, pois negamos a nós mesmos a nossa capacidade de descobrir e demonstrar quem somos.
___ O amor cresce à medida em que nos autoconhecemos e que conhecemos a cada um que vive próximo da gente, podendo chegar a abranger pessoas que nem conhecemos, pelo simples fato de que o propósito de todos é igual: evoluir. Uns mais cedo, outros mais tarde, cada um irá acordar no seu tempo.
___ O amor é a melhor forma para iniciarmos um novo dia. Iniciemos pelo amor-próprio. Pois é ele que nos dará condições de amar os nossos semelhantes.
Assim concluo, portanto:
___ Sim!! O amor é uma escolha! A melhor bandeira e o melhor remédio para curar os males do mundo.