“MUNDINHO”

Prof. Antônio de Oliveira

Certa vez, referindo-se a uma pessoa sentada num canto, a ler, alguém disse: “Vive no mundinho dela...” Apesar do tom jocoso, não por estar no grau diminutivo, mas no diminutivo mesmo, eis uma grande verdade: Quem lê muito transporta o mundo para dentro de si. Bota o macrocosmo compactado dentro da sua cabeça. Faz do macrocosmo um microcosmo, um mundinho.

Cruza o Atlântico, o Pacífico, o Mediterrâneo, o Mar do Norte e o Adriático. O equador e os trópicos. Visita a América do Sul, a América Central, a América do Norte. Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Terra Santa... Aprende geografia e história. Dá a volta ao mundo. Viaja de avião, de veleiro. Monta a cavalo. Viaja a pé. De bicicleta e de moto. Percorre os quatro cantos da terra.Vai da pré-história ao coronavírus.

Grandes catedrais, museus famosos. Gente, sim, muita gente, Montanhas, cânions, fiordes, cascatas. Põe-se em contato com povos indígenas, línguas diferentes.Um caleidoscópio. Música. Ah! A música. Grandes compositores. Absorve noções de política, geopolítica. Debruça-se sobre os filósofos, cientistas, pesquisadores. Enriquece sua visão de mundo.

Dos Apeninos aos Andes. Do oriente ao ocidente. De leste a oeste; de norte a sul. Veste alma de alpinista. Olha para cima. Para os astros lá de cima e cá embaixo. O mundo visto de cima. Convive numa boa com a flora e a fauna. Para variar, acompanha as guerras. Fausto, riquezas, pobreza, miséria. A cabeça carrega um mundinho: “Vive no mundinho dela...”

Aprendi a ler, e a gostar de ler, num antigo Grupo Escolar.No interior de Minas Gerais. Na aurora de minha vida.Por coincidência, minha professora se chamava Aurora. Resumo da história: Na mesa da sala da diretoria, um globo terrestre. Esse ícone ficou na minha cabeça: Aprender para ler e ler para dar a volta ao mundo; viver a vida... Fazer do mundão um mundinho. Com todas as perguntas. Mesmo que respostas eu não as tenha... Mas vale a aventura da vida. Ler é alimento da alma.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 05/07/2020
Código do texto: T6996758
Classificação de conteúdo: seguro