Um dia sem pressa

Ir dormir às 22h, sonhar sonhos nunca sonhados; acordar às 8h15, sem intervalo nem interrupções; espreguiçadela preguiçosa, três bocejos matinais, vagarosos e universais; tomar 500ml de h2o; às 8h30, não pontualmente, sem pressa, exercitar-se durante 45min de caminhada ao redor da praça mais próxima, de onde sairia, sem pressa, suado e com 600 calorias a menos; vagarosamente, retornar para casa, desviando-se da pressa das ruas; encontrar a televisão desligada, o café por fazer, a interessante desordem do lar; banhar-se de banho vagaroso e duradouro; em seguida, e sem pressa, saborear um pão francês com queijo minas e um copo de suco de laranja.

Um dia sem pressa, excelente para faltar ao trabalho.

Não pode ser um domingo. Domingo não serve para esse fim, que domingo já está adaptado a ser sem pressa. Domingo é meio "Bartleby, o escrivão", de Herman Melville. É, sem pressa, governado pela filosofia bartlebyana, segundo a qual o melhor caminho é o mais fácil de ser percorrido. Nada de custoso e complexo devemos deixar a cargo de domingo, que, de antemão, sabemos, assim como Bartleby, "preferia não fazê-lo". Conclui-se, sem pressa, que domingo é desapressado por natureza.

Penso em uma tarde de um dia sem pressa. Sem pressa, tocaria o ar, o metal, as vestes; encontraria essas moças que pagam lanche para os manos e parabenizaria todas pelo ato de amor e piedade cristã; reaprenderia a pescar, não peixes, mas os instantes dos dias; ressuscitaria o Ivan Ilitch, de Tolstói, para que aproveitasse um dia sem pressa; recolheria o rochedo do espinhaço de Sísifo; conversaria com Quincas Borba, o filosofo amalucado.

Penso em uma noite de um dia sem pressa. Uma noite igualmente dedicada a ser sem pressa. Ideal para nada fazer. Parecida com noite de domingo, só que sem Fantástico nem Corujão. Uma noite neutra, se possível, dessas apassivadoras, meio enluaradas e amalucadas também. Em homenagem às minas que pagam lanche para os manos, urge uma noite de um dia sem pressa.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 05/07/2020
Reeditado em 08/07/2020
Código do texto: T6996669
Classificação de conteúdo: seguro