"Pelos Caminhos do Mundo"

Ainda morava na histórica cidade de Penedo, "Berço da Cultura Alagoana", onde fiz minha primeira faculdade, quando li o livro "Pelos Caminhos do Mundo" de autoria do Professor Silveira Bueno. Já intitula o seu primeiro capítulo de "Terras Estranhas e Várias Gentes". À época, a minha condição nem despertava a ideia de conhecer outros mundos, além do Brasil. O tempo passou, mudei de empresa, trabalhei, trabalhei, e só depois de aposentado e esposa também, resolvemos nos aventurar seguir as ideias do Professor, em seu histórico livro. Se não pudemos viajar tanto quanto ele, ao menos uns poucos países da Europa e da América do Sul. Depois de lá ouvirmos tantas boas referências sobre o Brasil, nos veio uma reflexão.

Por que não conhecer primeiro o nosso país?

Traçamos um plano de antes de viajarmos novamente para o exterior, visitarmos todos os Estados do Brasil. A essa altura, já idosos, sem a disposição para dirigir por milhares e milhares de quilômetros, optamos por via área. Assim, o destino seria sempre as capitais, pela facilidade de voos nas três principais companhias aéreas. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, visitamos as 27 capitais. Para os trechos terrestres, escolhíamos cidades próximas de suas respectivas capitais, aquelas consideradas mais turísticas. E sempre nesses passeios, encontrávamos turistas estrangeiros, numa prova evidente de que este país continental e visitado por gente do mundo inteiro, pela sua diversidade de atrações.

Tem gosto para todo tipo de turista. Pena que agora, com a pandemia, a interrupção de viagens foi geral. Mas, com a esperança de que "tudo vai passar", haveremos de continuar com a nossa caminhada "pelos caminhos do mundo".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 05/07/2020
Código do texto: T6996558
Classificação de conteúdo: seguro