Salvei três pessoas da Covid-19
Hoje salvei três pessoas da Covid-19.
Aqui em Marília (SP), nas minhas caminhadas diárias, sempre desejei abordar as pessoas sem máscara que encontrava, mas não tinha coragem. Agora, com esse decreto paulista (válido para todo o estado de São Paulo), que estipula multas para pessoas e empresas, tenho uma arma eficaz para motivá-las: mexer no bolso delas.
Abordei dois trabalhadores abrindo uma vala na rua. O segredo é fazer tudo com muita educação, sem parecer agressivo. Primeiro cumprimentei com um assertivo “Bom dia!”. Responderam alegremente. Perguntei-lhes então se sabiam que a partir de hoje seriam multados cada um em R$ 500,00 se não usassem máscaras. Um deles respondeu que soubera, sim, ontem, e que a máscara estava no caminhão e a esquecera. Complementei que, além da multa individual que cada um deles receberia, a empresa em que eles trabalhavam seria multada em R$ 5000,00. Os dois imediatamente largaram o que estavam fazendo e se afastaram para pegar suas máscaras.
A terceira pessoa foi um ciclista. Parei-o no meio da rua e falei a mesma coisa. Ele respondeu como o outro, disse que soube, sim, ontem, e que se esquecera. Seguiu caminho com a cara envergonhada. Deduzo que ele sentiu a pressão e vai usar agora.
Se os três não estão contaminados, eu os salvei. Mas se já estão, salvei todos os que por eles seriam contaminados.