Salvei três pessoas da Covid-19

Hoje salvei três pessoas da Covid-19.

Aqui em Marília (SP), nas minhas caminhadas diárias, sempre desejei abordar as pessoas sem máscara que encontrava, mas não tinha coragem. Agora, com esse decreto paulista (válido para todo o estado de São Paulo), que estipula multas para pessoas e empresas, tenho uma arma eficaz para motivá-las: mexer no bolso delas.

Abordei dois trabalhadores abrindo uma vala na rua. O segredo é fazer tudo com muita educação, sem parecer agressivo. Primeiro cumprimentei com um assertivo “Bom dia!”. Responderam alegremente. Perguntei-lhes então se sabiam que a partir de hoje seriam multados cada um em R$ 500,00 se não usassem máscaras. Um deles respondeu que soubera, sim, ontem, e que a máscara estava no caminhão e a esquecera. Complementei que, além da multa individual que cada um deles receberia, a empresa em que eles trabalhavam seria multada em R$ 5000,00. Os dois imediatamente largaram o que estavam fazendo e se afastaram para pegar suas máscaras.

A terceira pessoa foi um ciclista. Parei-o no meio da rua e falei a mesma coisa. Ele respondeu como o outro, disse que soube, sim, ontem, e que se esquecera. Seguiu caminho com a cara envergonhada. Deduzo que ele sentiu a pressão e vai usar agora.

Se os três não estão contaminados, eu os salvei. Mas se já estão, salvei todos os que por eles seriam contaminados.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 03/07/2020
Reeditado em 14/07/2021
Código do texto: T6995141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.