"Nada permanece inalterado até o fim..."

"Nada permanece inalterado até o fim..."Faço aqui uso da frase do poeta e músico Sérgio Sampaio, talentoso mas rebelde e arredio com o sistema tanto que era considerado como um dos "malditos" em sua época.
A frase diz muito em poucas palavras evidenciado as constantes transformações em todas as áreas, ainda mais marcantes em momento de fatos impactantes, como bem definiu Nassim Taleb, como Cisne Negro, no qual faz parte grandes descobertas, e até mesmo fatos como pandemia, a qual estamos vivendo neste ano de 2020, em que sem dúvida estamos escrevendo mais um capítulo da História.
Entre essas transformações,encontra-se a evolução da tecnologia, que faz com que muitos que antes trabalhavam presencialmente, constatou-se que o "home office", pode e deve ser incorporado como uma nova realidade com ganhos em termos econômicos, sem no entanto perder a eficiência, em alguns casos com melhores e mais robustos resultados.
Ainda sou das antigas, mas não há como não se dobrar as evidências dos benefícios que a tecnologia traz consigo nesses momentos de necessidade de isolamento social. Por que disse que "sou das antigas"?
Baseio-me em uma frase que um amigo me disse a poucos dias quando abordamos este assunto, falando exatamente sobre a possibilidade de que de agora em diante as reuniões serão mais por aplicativos, de forma virtual. Chamou-me a tenção o que ele disse:
-Essas reuniões por vídeo, saõ muito melhores, por serem mais objetivas.
E ainda concluiu dizendo:
-Evita aqueles "bate papos " tão desnecessários.
Outro que conversei veio com esta mesma linha de raciocínio.
-Estas reuniões são melhores, evita prolongar muito evita as fofocas.
Até o momento não sei bem o que eles quiseram dizer com as colocações que confesso, me incomodou, o que eles quiseram dizer com "bate papos" e a palavra "fofoca", talvez esta última mal empregada pelo "grande executivo".
Demoro a assimilar, pois o que acho mais salutar e que nos faz seres humanos é justamente o encontro, o olho no olho, a brincadeira descontraída (será que é isso que eles queriam dizer?) o bate papo a meu ver, o cafezinho, o riso sem muito motivo, a piada, é justamente o que mais me faz falta, o que para mim, agora talvez vocês entendam sobre a minha colocação de "sou das antigas", pois creio plenamente que muitas descobertas, inovações, surgiram justamente da conversa informal, muito distante da objetividade que os meus amigos, agora de reuniões "virtuais", se referiram como "maiores vantagens".
O que eles enxergaram como desperdício de tempo é na verdade o que mais me faz falta. O que eles viram como vantagens, a ausência do contato, do aperto de mão, do riso fácil, é na verdade para mim a grande lacuna deixada quando não se encontra. A conversa sobre o futebol, e até o plano da viagem de férias, agora adiadas, ou a experiência vivida em algum passeio feito, para mim fazia parte da reunião, talvez a mais produtiva e incentivadora. Sendo isto em que os "gestores pós graduados em algum curso importante" queriam dizer com evitar "fofocas e bate papo", sinto muito em decepcioná-los, mas tenho um imenso prazer em reafirmar que "sou mesmo das antigas..."