LUGAR DE FALA

Bolsonaro com suas afirmacões estúpidas não ofende nem menospreza seus antagonistas, sim aos seus apoiadores e eleitores. Pois sabe que dizendo tais estultícies será aplaudido e uivado. Ele explora e capitaliza a letargia mental.

Sabe que existe um nível rasteiro de opiniões que é similar ao seu. Ele é o messias que fala às pessoas preconceituosas, racistas, misóginas, homofóbicas, violentas, intolerantes, autoritárias e outras tranqueiras. Ele não pode melhorar seu discurso, nem moderá-lo, pois o custo seria a perda de legitimidade junto àqueles que representa. Pode sim duplicá-lo, dizer e desdizer, ser dúbio, xingar o Maia pelos costas e chamá-lo de namorado frente a frente, soltar os cachorros numa reunião fechada e fazer-se de civilizado numa aberta. Mas lá no cercadinho, e na deep web, ele é o que é: exatamente igual à sua audiência cativa.

Nesse sentido, o sucesso de Bolsonaro é índice de um problema mais grave existente na sociedade brasileira, não só nele. Isso é o que me assusta!