O ritmo das horas

Não tenho a faculdade da certeza, cada dia é uma probabilidade, viver requer paciência. Adiantar o relógio é uma metáfora, o tempo tem seu próprio ritmo; os marcadores são para os humanos. Eles aprisionaram suas expectativas numa caixa, na tentativa de materializar suas vontades, pois o indivíduo é por natureza cético.

Na esfera religiosa, muitos dizem-se fundamentalistas, mas não em tudo. Há sempre uma dúvida, um momento de fraqueza; e nesse lapso temporal, a fé é colocada à prova. Professam-na de várias formas: Orando, jejuando, cultuando representações, reverenciando deuses, ungindo o corpo, incensando o ambiente, oferencendo presentes e usando amuletos.

Cada um com sua verdade, não cabe julgamento. Do contrário, estaríamos usurpando a função do Criador. Acreditar é o que nos resta, esperar é condição, e todo o resto é subjetividade. Ninguém é parâmetro de verdade ou de valor, o espelho é uma invenção humana, e o reflexo é a projeção do que queremos ver.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 03/07/2020
Reeditado em 03/07/2020
Código do texto: T6994690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.