GRAMA E GRANA

Já faz um bom tempo conheci uma pessoa, um estudante da UFG, eu acho, e conversando com ele, meio obrigado pelas circuntâncias pois dividia comigo uma carona de Catalão para Goiânia, me disse que foi ainda criança para os EUA e lá viveu durante 14 anos.

Então elogiou o sistema estadunidense. Segundo ele lá as pessoas trabalham muito e ganham muito dinheiro. O Estado não mete o bedelho e tem bem menos impostos. As pessoas consomem tudo que querem e sobra dinheiro, assim podendo se empanturrar de BigMacs, Coca-Cola e Ruffles. Bem, como disse o Leminski, lá a grama é mais verde. Lá a grana também é mais verde e apascenta um rebanho mais gordo. Uma Shangrilá neoliberal!

lEntão perguntei a razão de ter voltado para viver nesse nosso miserê pós-cabralino ao Sul do Equador onde não existe pecado. Ele deu duas razões. Uma, a mãe dele teve uma doença grave e lá não tem saúde pública. Então "teve" que voltar para se tratar pelo SUS. Na base do 0800. Na faixla. Outra, eles não tinham como pagar faculdade. Lá é tudo paga e muito cara, e as poucas que são públicas são ruins. Então veio o plano B neoliberal: voltar para o estatismo, voltar para URSAL e talvez votar no Coiso.

Blem, deviam ter ido para o Canadá, lá eles têm sistemals públicos de saúde e educação, e seus contribuintes muito mais dinheiro para sustentar neoliberais da terra de Milton Friedmman, Willian Block, Lucas Mendes e Olavo Carvalho.