Crônicas de Norael - 5

A origem de todas as grandes e duradouras sociedades não provém da boa vontade recíproca que os homens teriam uns para com os outros, mas do medo recíproco que uns tinham dos outros.

Thomas Hobbes

Um Imperador de Norael é o próprio exemplo de conduta, ele não é eleito, é selecionado. O critério é: consciência e sabedoria. No entanto é impossível testar sua conduta, em um lugar pacífico. É somente no caos que é possível dar fruto a verdadeira consciência. Agir com sabedoria é também agir com consciência. Só age com consciência aquele que não divaga nas fantasias oriundas das influencias do passado e nas perspectivas do futuro. Viver o presente.

DECISÃO

Apos a saída da EV Prime One, o Imperador convoca Katrina.

Imperador: Katrina, vejo que ainda não confia em mim, se não confia em mim, como poderia confiar em você?

- Lhe pedi uma informação que não foi dada, a custo de solidificar esta aliança, isto tem me deixado muito preocupado. Entenda, este é o nosso primeiro contato, você esta alojada em nosso planeta, com acesso a nossa cultura e as nossas tecnologias, enquanto só sabemos da sua história, mas o perigo se encontra no presente não no passado. Infelizmente não posso negligenciar mais o que negligenciei, agora estou duvidando de suas ações, até que me prove o contrário estará sob confinamento. Não se preocupe vai dispor de todos os luxos necessários para sua comodidade.

-Em breve retornarei com um preço justo que possa vos atender. Como bem sabe, nossas moedas não tem valor de um para o outro, teremos que negociar recursos, mas com uma porcentagem justa ou um valor fixo.

Quando o imperador sai, Katrina checa a porta que está trancada. Pela escotilha pode ver dois Noraelenses guardando-a de cada lado. Sente-lhes e percebe que estão resolutos em cumprir as ordens do imperador. Exaspera-se um pouco em seu quarto-cela. Parece que a vida de diplomata não é tudo aquilo com que sonhou. Impotente, não vê o que fazer. Resigna-se com sua sentença.

Logo lembra que a EV Prime One transmitiu para o planeta toneladas de obras literárias em Noraelês. Alegra-se embora aquelas telas planas lhe eram incômodas. Sentia falta de tocar as projeções. Mas não importa, é tudo o que pode fazer. Passa os dias relendo as obras que mais amava na língua dos captores. Tenta usar essa ferramenta e interações com os guardas para aprender tudo que pode sobre aquela língua e sobre aquela cultura.

[OFF: Império Noxiniano escrito por Renato Nicácio.]

Foi o rio que me disse e Renato Nicácio
Enviado por Foi o rio que me disse em 01/07/2020
Reeditado em 02/07/2020
Código do texto: T6993547
Classificação de conteúdo: seguro