O DONO DA TABACARIA SORRIU

Datado de 1928; Tabacaria com toda certeza é o poema mais poderoso que uma mente humana pode conceber, se é que Fernando Pessoa foi um ser humano... divinamente esse poema em seus próprios trechos se transforma incansavelmente, de uma forma que não se deixa dever em qualquer outro poema ou poesia. É de uma fase intimista infalível, de um pessimismo e realismo mortal! Todos os sentimentos como o niilismo, a desilusão,o fingimento, o ser humano como o é, as guerras como são, num eu profundo incerto supostamente.

Há tantos o Eu-poético em versos escreveram, recitaram "tenho em mim todos os sonhos do mundo" sem se quer saber o que era sonho, o que era profundo e, quem era Fernando Pessoa (ou quem são). Tabacaria têm várias maneiras de ler, de interpretar-se; o maior dos Poetas conseguiu seguir a alegação de escrever o maior dos Poemas.

Convençam-se leitores, leiam Tabacaria e vejam o quão o homem pôde chegar, há algibeira das calças, os versos, os passeios, os cães que também existem... vejam; não minto e não faço lalomania... mas peço não façam de vocês o que não são! Desmentem essa ilusão que os importa, somos reles, deixamos tabuletas e versos pensando assim que transformamos muita coisa. Ou nenhuma coisa ou nem outra.

Deverás sentes só, unânime ao direito de ser, de se sentir ter, de olhar-te a tudo o quanto antes pode, deve, ignora e requer-te. São os anos que pesa e complica o desejo de ser simples e feroz ao mesmo tempo, pernas finas, corações quietos e visões sufocadas. Pelas mesmas intenções de que Pessoa escreveu, nenhuma, ao menos. Ah, e o dono; o dono da Tabacaria sorriu.