O Rebelde Sem Calça (atentado) -links

Todos estão vendo o STF atacando aquela liberdade que todos temos: de opinar.

Enquanto uma parcela da população finge que o ditador está no Poder Executivo, fechando os olhos ao supremo atentado, falemos aqui de um símbolo da irreverência: um personagem que os “habitantes” da Corte Suprema não gostariam de encontrar nos seus sonhos.

O personagem (aqui homenageado) bem que poderia fazer um protesto em frente à sede do STF, cujos ministros iriam (obviamente) taxá-lo de “militante antidemocrático”.

Estamos falando do Saci Pererê.

1)

ASPAS abertas para o portal: “Paraná Educativa” / TV Paraná Turismo.

//

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no Sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias populares contam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações. A figura do saci vem da mitologia africana que aqui se transformou em um menino negro que perdeu a perna lutando capoeira, que ganhou um cachimbo e um gorrinho vermelho, de influência europeia, transformando-se em nosso Saci Pererê. Com toda essa mistura, resultou num moleque brincalhão e travesso que se diverte com animais e pessoas. Gosta de causar transtornos escondendo objetos.

\ ASPAS fechadas

Confira em:

http://www.paranaeducativa.pr.gov.br/2016/10/4342/No-Brasil-o-dia-de-Halloween-e-Dia-do-Saci.html

::::::: Veja o outro link abaixo (visite-o), com o desenho da versão do rebelde Saci, SEM CALÇAS.

::::::

2) ASPAS abertas para o portal: “Só História”.

//

Ao Saci Pererê são atribuídas às coisas que dão errado. Ele entra nas casas e apaga o fogo, faz queimar as comidas das panelas, seca a água das vasilhas, dá muito trabalho às pessoas escondendo os objetos que dificilmente serão encontrados novamente. Seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem.

Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e para espantá-lo as pessoas atiram uma faca no redemoinho ou então o chamam pelo seu nome. Embora pertença ao folclore da Região Sudeste (e Sul), ele também foi introduzido ao folclore do Norte por ser uma figura muito popular nesta região do país.

\ ASPAS fechadas.

Confira a imagem do rebelde (sem calça) em:

https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/saci/

:::::::::::::::::::::::::::::::::

Voltando e comentando aqui, o Tex.

Esse “rebelde sem calça” (para mim) representa a inquietação com aquela situação em que o protagonismo está com as pessoas que fingem que tudo está muito arrumadinho, com a população muito bem trancada junto com suas panelas vazias – exceto aqueles "de barriga cheia" que usam esses utensílios para fazer política das janelas de seus apartamentos, de geladeiras lotadas com comidas.