Croqui Rústico

VOLTO a contar um causo dos meus tempos de bancário. Fui funcionário do Banco do Nordeste durante mais de 30 anos, e sempre lotado na carteira rural em contato direto com o pessoal do campo. Adorava, aprendi muita coisa com o homem do campo, história, causos, costumes, solidariedade, lições de vida... Era quem tomava propostas e analisava e elaborava projetos. Tenho, tenho muito coisa para contar. Hoje vou contar um causo que nunca esqueci.

Em certa época, acho que mil novecentos e setenta e la vai fumaça, chegou na agência um novo chefe para a carteira rural. O cara fora professor de português, falava difícil e não tinha nenhuma intimidade com o homem do campo. Pois bem, a primeira providência dele foi mudar o sistema de atendimento aos clientes, inclusive discordou da maneira informal com que eu atendia e tomava as propostas dos homens do campo. Resolveu me dar uma aula. E aula prática. Chamou o primeiro da lista. era um cliente tradicional de Poção, Nezinho Claro, uma excelente figura humana que era estimado por todos. Começou a tomar a proposta, levou mais de duas horas,eu sempre traduzindo para Nezinho o que o chefe perguntava. No final, ele deu a Nezinho a llista dos documentos para a contratação e disse em alto e bom som. - Cidadão, para que sua pretensão seja deferida, além dos documentos o senhor precisa trazer um croqui rústico da casa. Nezinho saiu meio espantado. Foi a última proposta que ele tomou, e a última aula que deu a mim.

Doisdias depois quando fui entrando no Banco, Seu Viieirinha, o chefe político de Poção, um sujeito muito educado e que se dava bem comigo, me pediu para acompanhá-lo até o Café da Nena que ficava próximo do banco. Fui, sentamos, antes de Nena trazer os cafes,vi uma gaiola em cima da mesa com um concriz dentro, na região chamam de cãocriz. Não atinei com aquilo porque Seu Vieirinha nao gostava de passarinho engaiolado.Ele muito sério e delicado foi ao ponto: - Uila(meu nome é William mas todossó me chamam de Uila),como você é quem entende dessas coisas de russos, até dizem que você é comunista, naoacredito, mas ocaso é o seguinte, o chefe novo disse que o negócio de Nezinho Claro só sai se ele trouxer para o chefe um cãocriz russso, deve ser vermelho, nao existe, será que ele aceita se pintarmos este aqui de vermelho? Derramei ocafé na mesa de tanto rir. Seuu Vieirinha não,estava tratando de um assunto de um correeligionário.Fomostodos para a gerência,não queria, mas Seu Vieirinha exigiu. Levou inclusive a gaiola. Inteirado do assunto, o gerente engasgou de rir, chamou o chefe.Apontou para o concriz na gaiola e perguntoua ele: - Esse croqui rústico serve? O chefe entõ se ligou. ficou vermelhoque só um pimentão. Resultado tracei a mão o croqui da casa. E desse dia em diante o chefe não atendeu mais os homensdo campo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/06/2020
Código do texto: T6989320
Classificação de conteúdo: seguro