O pé de Sabugueira

Chamo pé de Sabugueira porque assim aprendi a vida toda, mas não quer dizer que seja o correto. Com uma pesquisa rápida na internet descobri que o nome certo é Sabugueiro. Sabugueiro é uma pequena árvore cujo seu tronco é bem fino e seus galhos mais ainda, mas é uma planta bem resistente. Suas folhas e flores são usadas para fazer xarope e também em casos de sarampo.

Aqui no meu quintal tem um pé de Sabugueiro desde que me entendo por gente e lá se vão 29 anos. Hoje pela manhã ouvi um pequeno alvoroço no quintal e descobri que estavam podando nosso pé de sabugueiro. Podaram tanto que ficou só o toco, ainda nem tive coragem de ir lá olhar o pobre sabugueiro. Só me recordo das vezes em que tantas e tantas pessoas passavam no nosso portão pedindo algumas folhas da planta ou puxavam suas flores por cima do muro. E que flores!

O sabugueiro dá lindas flores que me lembram os mosquitinhos e a chuva de prata dos casamentos.

Aquele sabugueiro está ali pelo que minha mãe me disse a mais de trinta anos. Quantas gerações da nossa família ele não viu, quantos vizinhos ele não ajudou, por quantas chuvas passou e a quantos Verões resistiu.

Não sei quanto tempo vai levar para que floresça de novo, nem como irá florir depois desta poda tão cruel. Mas espero poder ver suas flores de novo. Elas eram um pequeno toque de magia da minha infância que havia ficado perdida neste quintal.