Verbos cruéis - bviw
Desata/descola/desmonta... Faz/desfaz e segue. O gentil prefixo des permite-nos retroagir nas ações e lograr êxito nos resultados. Mas há verbos cruéis. Quebrou a taça? Lixo. Desquebrar não existe. Falar é outro verbo impiedoso. Falou bobagem? Perdeu. E derramar? Quem fica na TV enquanto o leite ferve sabe que desderramar é como despular do penhasco. Só é possível em filmes com efeitos especiais.
No mundo dos verbos, amar é um dos mais cruéis. Não admite ato reverso. Meu amor me abandonou. Entãoatençãocoração! Preparar! Desamar! Ok? Não. Desamar é impossível. É diferente de deixar de amar. Amornãocorrespondido é mal que traz (complic)ações duradouras, quiçá trágicas. Você sai come bebe dança lembranças. Porque deslembrar-se de também não existe.
Tragédia extrema é quando intolerantes à frustração decidem morrer. Dicionarizando vi que desmorrer só Jesus. Futurologistas garantem que um dia tal verbo estará nos aurélios de todas as línguas, no céu de todas as bocas arrependidas que por desmorrer clamem. Não creio nisso. Para quem está pensando em morrer (ou matar*) por amor o ideal é esperar sem se desesperar. Loucuras de amor amor novo cura.
*alerta: desmatar é crime