Democracia não é Unanimidade

ADORO aquela piada já batida do náufrago, um anarquista espanhol, que chegando a ua ilha e socorrido, assim que consegue falar pergunta: -"Hay gobieno?". Respondem que sim, então ele emenda: - "Entonces soy contra!". BINGO. Concordo com o náufrago da piada. Exagero? Não, encaro coo um princípio da democracia, o direito ao contraditório, a ser oposição, contra o governo. Quando num país não há esse direito, ali não há democracia.

Que fique claro que o exercício da democracia não se limita apenas a ser contra o governo mas a todos os nossos atos na vida. Há que se respeitar o contraditório. Em qualquer circunstância, em casa, na família, no ambiente de trabalho, no barzinho ou boteco, nas ruas... Tudo bem,não podemos aceitar o abuso, a provocação, a arrogância dos metidos a saberôtos e professores de Deus, nem aceitar a calúnia e quaisquer tipos de ofensas. Mas uma opinião que conflita com nossa ideias, deve-se aceitar e respeitar. Que façamos o bom debate, odebate veemente mas cordial,sem ódio, sem rancor, sem raiva. Nada como lembrar o grande compositor e escritor, combatente amenoe educado, Chico Buarque de Holanda: "Filha do medo, a raiva é mãeda covardia".. Infelizmente acusam o compositor mas ninguem aponto um só gesto dele de raiva, ódio ou provocação.

No mais, continuo dizendo o que acho do regime democrático: "Democracia é o regime em que um diz e o outro diz;em que um afirma e o outro tem odireito de discordar. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/06/2020
Código do texto: T6985540
Classificação de conteúdo: seguro