Sobre o otimismo!

Logo no inicio da adolescência ,deparei-me com um cidadão estranho;não era moço nem velho.E a suas observações sobre a minha vida e o meu habitat,deixava-me assustado e muito pessimista.Ele se referia ao regime político da época como um antro de torturadores e assassinos; e que o Brasil não passava de uma nação pervertida e criminosa; e que eu tomasse o máximo cuidado:”nunca se envolva com questão política-dizia ele com os olhos esbugalhados”! E especulava sobre o meu destino;que eu não teria tido sorte em nascer aqui,no “Glotão da Onça”(onde o diabo perdeu as botas)Eu fui sendo dominado pelo medo e pelo pessimismo.E sempre ausente de qualquer manifestação política em prol da democracia.E continuou assim, eu nunca saí às ruas ,não me juntei a multidão elegre e eufórica que pedia mudanças para o seu país. E eu medroso e calado;porém, eu torcia pela democracia, pelo humanismo, pela civilidade! No entanto, fui acusado de ser um egoísta e pessimista dentro da minha própria casa(todos participavam daquela movimentação popular) E assim aconteceu!

Recentemente, eu assisti uma entrevista do professor Marco Antônio Villa com Delfim Neto, que ,na minha opinião, é um dos últimos intelectuais daquela geração brilhante. E aquele ex. Ministro falou sobre Marxismo,Liberalismo, Cultura; falou de grandes economistas como John Maynard Keynes, John Kenneth Galbraith e outros construtores da economia do Século XX; e também lembrou os brasileiros Otávio Bulhões,Celso Furtado, Eugênio Gurdim, Roberto Campos...E até ensaiou um comentário sobre o Socialismo Fabiano(muito complicado).E já no final da entrevista, o professor Villa perguntou se Delfin era pessimista ou otimista.E Delfin, com aquele jeito catedralesco, educado de sempre,respondeu-lhe:"eu tenho 92 anos de idade; e eu seria um imbecil se eu fosse pessimista”.E eu meio pensativo. Eu tenho menos idade,mas não quero ser um imbecil.E me foquei no momento atual,uma crise planetária e muitos desafios pela frente; há quem diga que esse Corona virus vai levar cem anos impactando a sociedade.Ou seja, vai haver mudanças radicais ,em se tratando do comportamento humano e as relações de trabalho e convivência; afetando muitas gerações. O mercado imobiliário comercial ,o êxodo urbano, o turismo de negócios, o entretenimento, trânsito e poluição e o emprego. E em se tratando de emprego, vai ser diferente o ambiente de trabalho.O Home Office já é uma realidade!Pois é;porém, o mais importante é que a Tecnologia e a Ciência estão abrindo novos horizontes, para o desconhecido e para o transcendental. E sendo assim, o otimismo é o único caminho!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 23/06/2020
Reeditado em 23/06/2020
Código do texto: T6985426
Classificação de conteúdo: seguro