DETALHES DOS FATOS INSERIDOS NA MÍDIA
DETALHES DOS FATOS INSERIDOS NA MÍDIA
“Não duvide do poder da bondade, embora pareça que tudo está contra você. Um coração com Deus representa maioria, contra toda uma multidão desvairada. A bondade praticada em todos os momentos é uma sementeira que nos garantirá colheitas de felicidade e paz. Só quem planta bondade encontra dentro de si força de viver com deus. Use, então, sem restrições a bondade de seu coração”. ( Carlos Torres Pastorino).
A mídia designa, de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda. A mídia tem o papel de manter a população informada. A população, por outro lado, não deve se colocar como mera receptora passiva daquilo que é veiculado pelos meios de comunicação. Para tanto, é necessário que cada pessoa exercite sua atitude crítica, filtrando as informações recebidas, questionando-as, fazendo um contraponto e buscando, na opinião pública, uma opinião própria, particular, com a qual se identifique e na qual acredite. Porém, o que normalmente ocorre é o oposto. A mídia costuma distorcer os dados e descrevê-los incompletos. O público, de outro lado, acaba por recebê-los como descrição fiel da realidade. Essas nuanças nós observadores fazemos com destreza, e não aceitamos qualquer simulação ou manobra que venha colocar em xeque a nossa opinião e nosso modo de pensar. Alguns midiáticos gostam do sensacionalismo para chamar a atenção dos mais incautos e através de seus “furos furados”, tentem a todo custo angariam mais leitores para seu écran, em conseqüência mais assinante e mais jornais vendidos. Na área de drogas isso é bem visível. Há uma tendência a se abordar questões ligadas ao tráfico, à dependência e às drogas ilícitas. É claro que estes pontos devem ser discutidos, mas não como únicos e mais importantes, uma vez que o fenômeno das drogas não se resume a isto. Neste caso, é importante que se reveja a dimensão do assunto e a complexidade de fatores nele envolvidos, evitando-se posições unilaterais bem como formas de abordagem com manchetes e reportagens de cunhos alarmistas e sensacionalistas. O uso indevido que a mídia faz dos dados que obtém, revela uma preocupação muito mais voltada para a venda e o ibope dos veículos, do que para o repasse fidedigno das informações. Preferem a violência desenfreada, os descasos das polícias, mas encobrem irregularidades de determinados doninhos da terra onde a mídia está presente. Podemos chamar de protecionismo com certeza.
Orçamento 2008 aumenta 8,67% na Prefeitura de Fortaleza. A proposta orçamentária da Prefeitura para o ano seguinte prevê um volume global de recursos 8,67% maior do que o orçamento deste ano de 2007. Para Educação, foram reservados quase R4 100 milhões a mais em relação há esse ano. Áreas como Saúde e Cultura também deverão receber um volume maior de recursos. Ao todo, são cerca de R$ 2,9 bilhões para o ano que vem. Cultura terá mais dinheiro, mas ainda não chega a 1%. Orçamento da Secretaria de Cultura do Estado cresce 2,43%, mas participação no total do Estado quase não muda. O Ceará prevê gastar 0,3% de seu Orçamento em Cultura. A UNESCO recomenda gasto de 1% na área. Além da leitura, o patrimônio histórico-cultural também deve uma atenção especial. ( Questão de prioridade). A “tropa de elite” do Palácio entra em ação no Senado. CPMF ( Contribuição Provisória de Movimentação Financeira), - Três ministros e até o vice-presidente José de Alencar vão hoje ao Senado para convencer os parlamentares a acelerarem a votação da PEC ( Proposta de Emenda a Constituição) que prorroga até 2011. Isso é que gostarem de dinheiro surrupiado do contribuinte brasileiro! Hélio Costa: ministro pode retornar ao Senado para ajudar nas votações. É muito urubu e muitas hienas a cata de imposto e aí ao invés de relaxar e gozar – iremos penar um bocado nas mãos desses delinqüentes oficializados. Acordo de líderes tenta pôr fim à paralisia do Senado. Após a saída provisória de Renan Calheiros do Comando do senado, PSDB e DEM desistiram da obstrução e a Casa retornou os trabalhos. No entanto, o acordo esbarrou ontem mesmo na primeira polêmica. Governo prevê investir R$ 3,1 bilhões. No orçamento 2008, das áreas voltadas para o desenvolvimento econômico do Ceará, a que vai receber o maior volume do Governo do Estado é a de logística de transportes, comunicação energia: R$ 1 259 bilhão. Vale do Rio Doce quer implantar Usina no Pecém. Vamos esperar para ver o que acontece. Financiamento imobiliário cresce 137%. Recorde no financiamento de imóveis segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.
Mantega admite ação mais intensa no BC ( Banco Central). O Banco Central pode intensificar sua ação - como comprador de dólares para controlar a valorização do real. Mas o ministro Mantega descartou a desvalorização forçada da moeda brasileira frente à americana. Bancada cearense quer nova audiência com Lula. A Senadora Patrícia Saboya quer uma audiência da bancada cearense com Lula para por um fim na questão da vinda da Ceará Steel para o Ceará. Bush recebe o Dalai Lama sob protesto chinês. Líder do grupo que matou Jean Charles chora em julgamento. Seqüestro virtual – Polícia do Rio de Janeiro pede ajuda para investigar crime. Afirma que as ligações de seqüestros virtuais saem do presídio do Ceará. Será mais uma força tarefa a ser criada. É muita tarefa para pouca força. Política industrial em xeque. O Governo do estado está reformulando os critérios de concessão de incentivos fiscais, com o objetivo de interiorizar a indústria no Ceará. Especialistas questionam a eficácia dessa estratégia e colocam em xeque até mesmo se ela contribui para o crescimento da economia cearense nas últimas décadas. Inácio Arruda é nomeado relator da CPI ( Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar as ONGs( Organizações não governamentais). Laura Bush pede democracia em Mianmar. Liberada licitação da transposição das águas do Riso São Francisco. Se caíres em provação por falha de outra pessoa, em favor da própria paz, trabalha, ora e perdoa.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE