Aprendizagem para a realidade

Se o escritor Carlos Drummond de Andrade estivesse vivo ,ia ficar muito feliz em ver que muitas coisas narradas em seus textos futurísticos, hoje é comum ou ainda estão engatinhando para a realidade, como coração e válvulas artificiais e que no século XXI , podíamos andar com carro elétrico,por exemplo.E tudo isso gera um ciclo inovador, pegando de cheio o setor educação e suas tecnologias.

A nossa educação não é a mesma educação de nossos pais. As gerações evoluíram muito depressa. A necessidade faz a pressa, a construção de novas tecnologias ,com novos desafios e mudanças. Novos hábitos e costumes também.Novos conhecimentos também.

Estamos numa aprendizagem para a realidade. Apesar de termos pessoas resistentes e comodistas ainda,que pensam que a forma tradicional é a melhor opção. E que tecnologias só aquelas básicas. Porque o medo do novo assusta.

Entretanto,se olharmos melhor um pouco mais para trás,veremos que a tecnologia vem desde a época do fogo,das cavernas,quando o homem descobriu o fogo e depois a roda.

A aprendizagem para a realidade pegou de cheio aquelas pessoas que não gostam muito de interagir,de se comunicar e que terão que aprender a ceder e aprender a serem mais criativas nesse processo educacional, que agora não se resume mais apenas a uma sala de aula.

Porém,sabemos que a tecnologia não é solução de todos os problemas na área educacional, mas ajuda bastante atualmente.Até porque pode ser includente ou excludente. E os tipos de tecnologias , como internet das coisas,drones,inteligência artificial , realidade artificial e realidade aumentada,impressoras 3D estão concorrendo com os nossos conhecidos smartphones, filmes,músicas,etc e que acabam nos levando para um mundo novo e desafiador.

É o tempo da comunicação,do compartilhamento,do conhecimento, das salas de aula virtuais de bate-papo ,negócios ,cursinhos on line e até escolares.

Educar e aprender passam a serem uma tarefa colaborativa ,onde todos participam de forma ativa desse novo modelo de aprendizagem. E pelo jeito,parece que veio pra ficar,pois de todas as formas,podemos aprender e escrever novos textos de ficção científica.