“NÓS” E “ELES”... 8h42min.

No domingo sentimos, - pelos sintomas – que receberíamos sua “visita”, o resfriado, tão comum nesta estação do ano, pequena irritação na garganta, rinite e congestão nasal, com os medicamentos apropriados já estamos melhorando...

O país vive um clima de muitas dívidas e incertezas, na politica, na economia, em face da desde “inimigo oculto”, ceifando vidas e desestruturando toda a economia, quanto a nossa política, os três poderes estão se “digladiando”, cada um querendo mandar mais, quando isto acontece é em razão que não seguem a risca o que está escrito na Constituição, este triste destaque fica para alguns juízes do Supremo, que não seguem a risca suas atribuições, isto é, porem em pratica o que está escrito na Constituição...

Isto nos levou há fazer uma comparação entre “nós e “eles”, enquanto a Constituição Americana, foi elaborada em 1787, e, pasme! Tem somente cinco artigos, recebeu nestes 233 anos, 27 emendas, que cabem em cinco páginas*...

Também temos que ter a humildade para reconhecer, lá a justiça funciona de forma ágil, não há diferenciação entre o “rico” e o “pobre”, enquanto aqui os que têm bom poder aquisitivo vão protelando as decisões das várias estâncias que demoram muitos anos, como no caso do politico Maluf, que demorou 25, onde foi confirmada sua condenação, porém devido a sua idade avançada está cumprindo em casa sua “prisão”...

Mas realmente aqui não poderia ser diferente, pois ao longo de nossa história, - enquanto “eles” tiveram somente uma Constituição, “nós”, elaboramos várias senão vejamos: duas no período da Monarquia, 1822 e 1824. Na República: a de 1891, 1934,1937, 1946, 1967,1967, - estas duas últimas no regime militar – e a tão “enaltecida” a Constituição Cidadã, de 1988, *que pode até ter bons propósitos, porem, ficou muito a desejar, pois teve muitos artigos, que esperam uma definição até os dias de hoje e dão margens há várias interpretações, em que as coisas vão se complicando cada vez mais...

A Constituição dos EUA é uma das mais antigas do mundo, e a mais resumida, provando que não é importante a “quantidade” de normas, mas sim a objetividade das leis... 9h18min.

Curitiba, 17 de junho de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas compilados da Wikipédia

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagesespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/06/2020
Código do texto: T6979792
Classificação de conteúdo: seguro