Lições da Pandemia

Na novela "Êta Mundo Bom", agora reprisada, o personagem Professor Pancrácio, na sua sábia filosofia, diz que "tudo que acontece de ruim na vida da gente é para melhorar". A pandemia é algo de ruim não só para uma nação, mas para toda a humanidade. Todo o planeta foi afetado. É algo que abala a inteligência de todos os povos. O mundo inteiro recorre à ciência em busca de uma explicação. E só o seu conhecimento será capaz de atenuá-la. Uma prova de que o homem, um ser aparentemente superior aos outros animais, pois criado à semelhança de Deus, pode, de repente, ver-se no mais profundo nível de vulnerabilidade, diante da "mãe natureza". E aí, então, reconhecendo seu privilégio da inteligência, que é a capacidade de pensar, querer e agir, faculdade atribuída exclusivamente ao homem, segundo a própria definição divina, vê-se no dever de dar seu ponta-pé para virar o jogo. E é isto que, felizmente, já estamos vendo em todo o mundo. Enquanto não se tem a prevenção, busca-se a cura. Mas, como em outras pandemias, a luta é pela descoberta da vacina.

Assim, o mal momentâneo é a mola propulsora do despertar da inteligência humana, para por-se diante do que já nos ensinava Shakespeare: "o homem de bom senso não se assenta para lamentar-se, mas, pelo contrário, levanta-se e põe mãos à obra para corrigir o mal".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 17/06/2020
Reeditado em 17/06/2020
Código do texto: T6979661
Classificação de conteúdo: seguro