Uma Gota D'água no Oceano
A propósito de solidariedade, generosidade e caridade, certa vez a Madre Teresa de Calcutá assim se expressou: "sei que minha ajuda é apenas uma gota d'água no oceano; mas, sem essa gota o oceano é menor". Uma forma de dizer que não importa o tamanho da ajuda e sim o gesto de dar. Em consequência dessa pandemia, ocasionando o desemprego, a perda de renda, muita gente passou a viver da solidariedade humana, sem o que se tornaria ainda mais difícil a sua sobrevivência. Diariamente, somos bombardeados com notícias que muito nos sensibilizam, diante de tanta carência, ou mesmo de um nível de extrema miserabilidade. Ontem, diante das fortes chuvas, vi o clamor de circense, que já vinha vivendo de caridade, sob o teto da lona do seu circo, vê-lo desabado pela tempestade. Para o nosso linguajar nordestino, "além de queda, coice". Sem espetáculo e sem renda, agora sem teto. Felizmente, nessa hora difícil, a solidariedade humana aparece, mesmo que ajuda seja pequena. Mas, como a chuva que é formada de pingo em pingo, pode provocar cheias nos córregos e rios, que, certamente, irão aumentar o volume dos oceanos. Assim como também se diz que "de grão em grão a galinha enche o papo", que sejamos solidários, não importando o tamanho da nossa ajuda.