I n v e j a

DEUS me deu uma virtude que prezo e preservo: a aversão à inveja. Tudo bem, eu sei que é algo natural a chamada inveja positiva. Mas nem ela eu pratico. Devido a isso já fui censurado até por pessoas amigas, inclusive por parentes. Essas pessoas acham que sou e sempre fui um acomodado,sem ambição, um vencido... Nunca liguei para essas censuras. Sempre respondia citando, se anão me engano, de Antístenes: "A inveja consome o invejoso como a ferrugem, o ferro".

Vejam bem, sonhar gente sonha. Mas invejar? Ambicionar ser como fulano e beltrano? Possuir tanto poder e bens como sicrano? Invejar quem é talentoso e habilidoso? Admirar sim, mas invejar não. Acho a inveja mesclada de ambição um absurdo. Que a pessoa batalhe e se projete é correto, aplaudo. O que não concordo é se viver se dedicando apenas a ambicionar, invejar, competir, viver em função única e exclusivamente ao que é material. Não, nãoconcordocom a inveja e nem com os invejosos.

Meu pai que era Espírita sempre repetia para os filhos efilhas uma frase de Allan Kardeck:

"Com a inveja e o ciúme não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal, os objetos dessa cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma tréguae o perseguem até no sono". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/06/2020
Código do texto: T6977949
Classificação de conteúdo: seguro