De que lado ficarei?
“A informação gera a ação e a desinformação gera a conformação”- Hegel
Afastado do mundo real nesta quarentena, me deparo com inúmeras informações e desinformações. Se duvidar passo vinte e quatro horas sendo bombardeado. De que adianta, senão o aumento da angústia e da capacidade de indignação. É informação para Covid-19 aos borbotões pelo Brasil e o mundo. Mas infelizmente o que me chama mais a atenção é a política. É uma caterva insana e desenfreada que se aproveitou de um lapso encanado de ignorância e erro e prosperam. A democracia não é o melhor regime do mundo, mas qual é o melhor? Esse é o regime que escolheram para nós e o abraçamos, nem tudo dá direito e nem tudo nos obriga. Há pesos e medidas, freios e contrapesos. Nem tudo pode e nem tudo deve, esta é a premissa. Há aqueles que confundem e acha que sob o manto da imunidade parlamentar; falam o que vem na telha e agem da maneira que lhe aprouver. Tenho direito, tenho a liberdade de expressão. Mesmo vivendo no regime democrático, temos limitações. A constituição é clara, pagamos caro e demoramos muito tempo para fazê-la. Quando partimos para o conflito de idéias, mesmo não chegando a um consenso, porem respeitando as partes, é enriquecedor; mas, quando partimos para o confronto no sentido de eliminar o oponente ninguém se beneficia, ninguém ganha. Nosso mandatário incorreu a inúmeros delitos em toda sua vida política. Não é de hoje que atenta com sua linguagem peculiar e inculta, chegando mesmo ao chulo, ao regime e às instituições, e, pior ainda inflama as suas hostes a praticar o mesmo. Conclama a insultar, atacar instituições coloca em risco às pessoas e infelizmente esta matando brasileiros. Sim quando faz o contrário que a boa prática sanitária recomenda, participando de atos que aglomeram sem o uso de mascara, quando conclama a seus seguidores invadirem hospitais, coloca em risco os profissionais, as pessoas que estão lá internadas, os próprios invasores e a comunidade de um modo geral. Não se pode permitir que isto aconteça e muito menos que aquele que manda continue no poder. Mas porque isto acontece e permanece e não há punição? Ontem mesmo nestas informações que chegam através da impressa diziam: Ele não tem apoio político, não tem apoio da população, não tem apoio da mídia, não tem apoio do judiciário, mas lá permanece com sua barbárie e não é interrompido. Não é bem assim, ainda há um apoio que é muito mais poderoso. Há conglomerados econômicos que tem interesse em sua permanência, e estes agentes dominam o mundo, é turma rara como mosca branca, mas que interfere e mantém esta ”lei e ordem”. Morreram quarenta e dois mil até aqui e serão muito mais, só que descobriu-se que tínhamos trinta e oito milhões que o Estado não conhecia e não reconhecia, e estes com toda certeza estão e serão os mais atingidos. Não tem problema, ninguém sabia da existência mesmo, fará pouco ou quase nenhuma diferença! Esse pequeno contingente que sustenta este “status quo” de política, não da importância para este lado escuro do Estado, o que interessa é o lucro. Para estes agentes o que interessa é ganhar, alias dividem o mundo em ganhadores e perdedores e sabem de que lado posicionar para assim recolher os prêmios de suas ganâncias. Do lado dos conformados não posso, não devo e não quero ficar.