PAIXÃO E IDEOLOGIA POLÍTICAS SÃO CRETINAS.

“Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.” Nelson Rodrigues.

E continua esse estado de inteligência “política”, filho da disfunção. Se espalha como erva daninha sem nada produzir.

Quase sempre partindo de analfabetos. Falta inteligência, faltou educação precedente. Ao menos ginásio antigo ou fundamental II .E não se absorve informação sem conteúdo e nenhuma aproveitabilidade.

Só o “cretinismo passional” focado pelo notável e sofrido dramaturgo, enquadra essa imbecilidade que encarna psicopatia. Falta capacidade para fazer algo melhor para si e a alma, e se entregam a essa pústula do niilismo. Se falta discernimento, viceja a disfunção.

“Depois do espírito de discernimento o que há de mais raro no mundo são os diamantes e as pérolas”. La Bruyère.

A imbecilidade nada enxerga!!!

Não tenho nem posso ter nada que me enriqueça, me faltam cabeça e recursos, então me entrego às imbecilidades. É a vida pobre do imbecil, o cretino de Nelson Rodrigues.

O que é imbecilidade? Fazer como Dom Quixote, mesmo diante da história continuar atacando moinhos de vento, que não mudam.

Insanidade de Dom Quixote, crer que todos cavaleiros andantes, longevos, seculares, da cavalheiresca até aos Amadises dos romances de cavalaria, eram realidades. Mesclava em sua mente conturbada a maravilha com a realidade.

Dom Quixote figura a incapacidade de enxergar a realidade, opta por um mundo de sonhos que alcança a imbecilidade, identidade do cretino.

Assim não precisava encarar a dura realidade!!!

E assim, para imbecis, os quixotescos passam uma vida como cretinos.

Se vão quadrilhas, agora e sempre irritadas, mas atuantes, ainda nas barras dos tribunais; chegam outras. Assistimos no momento à tenebrosa hemorragia dos recursos diante da doença e assim motivada. Asfixia-se o oxigênio da limpeza, sobrevivência, compra de respiradores, e prestigia-se a corrupção na saúde, a ponto de admissibilidade de "impeachement" de um governador já existir, busca e apreensão em habitações de outro, etc; gigantescamente hediondo.

Só ao que é importante devemos dar importância, ao cretinismo banhado de imbecilidade, legamos à indiferença. Quem conhece esses meandros em latitude e longitude, com profundidade, somente assiste as imbecilidades e ao ramerrão de repetir o que todos os primários sabem. A mídia é repetitiva, e a imbecilidade insistente.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/06/2020
Reeditado em 13/06/2020
Código do texto: T6975275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.