Esperemos e Rezemos

ANTES dessa pandemia, li um livro arretado que achoque quem ainda não leu deveria lê-lo: "21 Lições para o Século XXI", do historiador judeu, Yuval Noah Harari (autor de dois livros de sucesso, "Sapiens" e "Homo Deus").

Nesse livro ele fala que no final do século XX as batalhas entre fascismo, comunismo e liberalismo resultou na vitória da Democracia política, direitos humanos e capitalismo... Mas, acentua, que, como de costume, a história dá voltas inesperadas e eis que agora o liberalismo estaria emperrado. E pergunta: - Então para onde caminhamos? Ele meso responde:

"Essa pergunta é especialmente incômoda, porque o liberalismo está perdendo credibilidade justo quando as revoluções gêmeas na tecnologia de informação e na biotecnologia enfrentam os maiores desafios com que nossa espécie já deparou. A fusão das duas áreas pode em breve expulsar milhões de seres humanos do mercado de trabalho e solapar a liberdade e igualdade. Algoritmos de Big Data poderiam criar ditaduras digitais nas quais todo o poder se concentra nas mãos de uma minúscula elite enquanto a maior parte das pessoas sofre não em virtude da exploração mas de algo muito pior: irrelevância".

Só que nem foi preciso esse processo,essa junção dessas áreas, o coronavírus está substituindo a tecnologia e arrasando os mais pobres. Mas, na minha opinião, a história costuma surpreender.Lembro Maiakóvski: "O mar da história e agitado. As ameaças e as guerras haveremos de atravessá-las, rompê-lasao meio, cortando-as, como uma quilha corta as ondas".

Espermos e rezemos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/06/2020
Código do texto: T6974186
Classificação de conteúdo: seguro