O Zé ideal

O posto da inutilidade já está ocupado. Por favor, procure outro posto! O cargo da utilidade está aberto, mas é o mais concorrido. Você tem competência para ocupar tal cargo ou é daqueles que só faz o básico?

Todos querem ser alguém na vida. Ora, ser alguém é fácil, basta existir e deixar a vida acontecer a seu bel prazer. No entanto, esse é o jeito mesquinho de viver. Difícil mesmo é ser alguém importante. Isso sim é tarefa difícil.

Ninguém quer ser um zero à esquerda. Ninguém quer ser uma pessoa de fácil substituição. Porém, por que fazer o mínimo possível e de qualquer jeito?... Talvez essa seja a razão de ser mais um "Zé qualquer", perdão pelo Zé!

O que estou a falar? Veja bem, quando existe um grau de importância em nossa existência, nossa autoestima fica em alta. Nos sentimos úteis. Claro, ninguém quer ser um alguém qualquer. Ninguém quer ser comum.Ser comum é ter carência em competência. O comum não surpreende. Não encanta. Não é muito valorizado. O comum é só mais um. Mais um dentre tantos que está a desejar...

Bom mesmo é ser o "Zé ideal". Ser um Zé desses é difícil, viu!... Ninguém quer ser esquecido. Todos querem ser lembrado. Legal mesmo é ser um Zé que, estando ausente, sua falta é notória.

Quando o Zé ideal não está, surge a lástima esperançosa: "Ah, se o Zé estivesse aqui já teria resolvido esse problema! Já sei, vou ligar pro Zé!"... Isso mesmo, quem tem competência recebe ligação.

O Zé ideal é aquele que faz falta. É aquele que não é mediano. Ele sabe dar conselhos, porque é ótimo conselheiro. É aquele que sabe ensinar, pois é ótimo mestre. É aquele que sabe ouvir, pois é ótimo ouvinte. É aquele que senta para aprender, pois é ótimo aprendiz. É aquele que está sempre disposto. É aquele que faz mais do que o combinado. É aquele que faz mais do que a sua obrigação. Aliás, ele não faz nada por obrigação, ele faz por prazer.É aquele que não se contenta em ser bom, ele quer ser ótimo.É aquele que não se contenta em dar um passo, ele quer correr a maratona toda. É aquele que não veio ao mundo à passeio. Ele tem uma missão: Ser o Zé ideal!

Gilliard Oliveira de Souza
Enviado por Gilliard Oliveira de Souza em 08/06/2020
Reeditado em 25/05/2022
Código do texto: T6971523
Classificação de conteúdo: seguro