AUTORIDADE PARA ESCREVER.

A autoridade para escrever vem da edição por editoras seletivas e dos filtros acadêmicos, mesmo assim muitos títulos não galgam venda e muito menos prestígio, mas em razão do nome alcançam espaços. Escrever na internet, conhecidos ou desconhecidos, é possível. Uma nova modalidade que cria quintais paroquiais em número reduzido, sem sacralizar literatura, e se torna útil ou inútil. Uma área de lazer. Abordo por constatar o descuido com quem escreve e tem espaço alargado na grande imprensa.

Não tenho simpatia nem antipatia pelo que escreve o Veríssimo, não sou seu leitor, melhor, nem leio mais o jornal onde escreve ou escrevia, articulista conhecido de “ O Globo”, e li certa feita quando o título do que escreveu o Veríssimo me chamou atenção, lembrando a observação de Fernando Henrique Cardoso, não sei o motivo da restrição definida e circunstancial, que Veríssimo só conhecia o Érico.

Não sem razão, é a realidade. Érico Veríssimo, ao menos para meu gosto, tem uma ou a melhor obra do gênero romanceado da pátria brasileira. É formidável, conheço toda sua obra e a saboreio, sabe fazer como ninguém um romance com desfecho de conto, como em “Incidente Em Antares”.

O filho ficou devendo muito ao pai, tem um espaço nobre no jornal da grande imprensa como “ O Globo”, não sei se ainda, e não deve usá-lo para disseminar equívocos que se transformam em erro crasso como fez em uma de suas manifestaçãoes, sic:

Sob o título “ APESSOADOS”, afirmava que , “ nunca entendi o que quer dizer “bem-apessoado”. Se existe “bem-apessoado” deve existir “ mal-apessoado” – significando exatamente o quê?”´

A isso se chama desinformar...

Respondo com o melhor e maior dicionarista de respeito hoje, o etimológico Houaiss, que TEM AUTORIDADE, deixando claro em seu verbete às fls. 430, de seu dicionário editado na Itália, de papel finíssimo italiano, diante de suas 13.295 unidades transformadas em verbetes, com raízes etimológicas, com 2.885 páginas, o que significa

"BEM-APESSOADO”, sic: “que tem boa aparência, apessoado, BONITO, donairoso. Gram. Pl. bem-apessoados, SIN/VAR, ver sinonímia de belo. ANT. ver antinomia de belo.” Caixa alta nossa.

Acho que o articulista está informado, AGORA.

Não há essa intimidação insinuada, que só o articulista vê, aliada à desinformação, para o homem machista tratar de bem-apessoado sem que diga ser bonito, pois bem-apessoado é BONITO...

O “ se existe” traz a dúvida de não existir o que existe, corriqueiramente de forma comezinha, banalmente conhecido.

O mesmo ocorre com relação a “ mal-apessoado, dicionário citado, fls. 1.817. sic: “de aspecto ruim, desagradável, (diz-se de individuo); mal-panhado, FEIO, desgracioso, GRAM.pl. mal-apessoados.SIN/VAR ver antonímia de belo.” Caixa alta nossa.

Não creio em eufemismo de forma alguma, bem-apessoado significa dizer que acha alguém BONITO...não há como suavizar ou minimizar no uso de bonito ou bem apessoado, significam a mesma coisa.

Para esclarecer estão disponíveis os bons dicionaristas....basta consultá-los.Só faço esta intervenção por incomodar ver algo assim.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/06/2020
Reeditado em 07/06/2020
Código do texto: T6970557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.