ATITUDES IMPENSADAS

ATITUDES IMPENSADAS

“Deus criou a noite para que todas as criaturas tomem conhecimento do futuro brilhante que as espera, nas alegrias do Infinito Amor, em seu Imenso Império de Estrelas”. (Francisco de Paula Cândido Xavier).

Em determinados momentos, uma cena, um fato, um acontecimento passam no filme de nossas vidas. Vejam: “ Estamos no início de uma longa caminhada para a redenção do Ceará. Nunca em época alguma o eleitor esperou tanto do seu governador como agora. ( Vice-presidente da associação da Indústria de laticínios, jornal O Povo, 29/3/1987). O Ceará já não é o mesmo e o Brasil reconhece essa mudança. As vitórias já alcançadas servem para nos dar a certeza do que é possível derrotar o subdesenvolvimento no semi-árido... Em 2020 o Ceará no mesmo nível de desenvolvimento que os estados do sul. ( Discursos de posse de Tasso Jereissati na AL ( Assembléia Legislativa), jornal O Povo, 2/1/1999). Veja só como é a maioria dos políticos brasileiros, só promessas e nada mais. Esse governo tão badalado pelo jornal O Povo de Fortaleza, simplesmente destruiu a trindade sem dó e piedade. A trindade a que nos referimos, é a educação, a saúde e a segurança. Começou obras faraônicas, prometeu refinaria, siderúrgica, metrô e acabar de vez por todas com a fome no Ceará. O que vemos senhores: a calamidade nos três setores. A população sem saúde, sem educação e sem segurança e além do mais a refinaria morreu, as obras faraônicas paradas e inacabadas, a siderúrgica em estagnação, o funcionalismo comendo o pão que o diabo amassou. Vieram as malfadadas privatizações. O Banco do Estado do ceará foi federalizado e privatizado, agora é do Bradesco. A Coelce ( Companhia de Eletrificação do Ceará) também privatizada e o dinheiro, o cacau, o vil metal, seria gasto com a Previdência do Estado. Nem a previdência saiu e nem o dinheiro mostrou a sua cor. Na realidade o que aconteceu é que os vampirizadores resolveram sugar nossos combalidos salários, sapecando o famigerado desconto da Previdência nos nossos contracheques e o mais hilariantes é que não escaparam os aposentados e os inválidos. É uma covardia que acontece com os sofredores barnabés do Estado. A Teleceará ( Companhia de Telecomunicações do Ceará) também foi na enxurrada e está de cara nova e batizada como “Oi”.

Dizem as más línguas que a “Oi” pertence ao irmão do senador Tasso Jereissati. O Ceará continua pobre, endividado e o senhor Tasso mais rico e endinheirado. Pode Freud! Na segunda gestão de Tasso Jereissati ele afirma que: “ tive que me fechar, era a única alternativa. Havia um clima de baixo astral e uma crise de auto-estima. Hoje posso dizer que adoto o método inverso. Estamos ouvindo a sociedade de modo abrangente, porque só assim damos o salto de qualidade que o Estado necessita. (jornal O Globo, Rio de Janeiro, 29/10/1975). Quer dizer que não fazemos parte da sociedade, visto que não fomos ouvidos e o que restou ao ex-governador foi apelidar os servidores de Marajás e diminuir abruptamente o salário dos barnabés. Enquanto isso acontecia o hoje senador ficava mais rico. Surgiram problemas no Porto do Pecém que perduram até hoje, o Metrô não saiu e a BR-116 ainda sofre com efeitos do chamado alargamento. Vá acreditar em determinados políticos para ver o que acontece. As irregularidades no Banco do Nordeste, a rebaixada das Polícias e dos Bombeiros Militares para terceiro escalão, a extinção do Batalhão de Trânsito e outras agruras que é bom nem contar. Vejam a idéia dos políticos cearenses: um afirmou que a Polícia Militar não poderia ter carros bem equipados, visto ser a segunda mais mal paga do País.

A famosa ronda do quarteirão que já morreu e faz tempo. Agora o governador do Estado diz no jornal o Povo que quer punir policiais com cortes de salários. Cortar o quê? Se os Policiais já não ganham nada, isso é pura hipocrisia senhores. E diz: “ O governador Cid Gomes quer cortar parte do salário de policiais envolvidos em erros durante operações. “O dinheiro seria destinado à capacitação dos próprios policiais”. Será que o governador não erra? E quando errar vão descontar de seu salário para novas obras no Estado? Durma-se com um barulho desses. Volte os olhos governador para a Câmara dos Deputados e para o senado Federal o que acontece por lá dói nos corações dos brasileiros e quem paga o pato somos nós contribuintes. Vá atrás da refinaria que o presidente Lula tomou do Ceará e deu de mão - beijada a Pernambuco. Da siderúrgica que está em letargia, do metrô, do Porto do Pecém, do Castanhão e dos 184 municípios que sofrem com a estiagem e o povo clama por ajuda, pois sem água e sem comida, ninguém suporta, morre. O interior do Estado onde os prefeitos nada fazem, com raríssimas exceções e em conseqüências os hospitais públicos da capital vivem lotados de indigentes.

Ninguém pode sair mais de casa, pois o direito de ir e vir foi tolhido pelos meliantes e assaltantes, pois a segurança desde o governo Tasso perdeu as forças e nunca mais se recuperou. O Ceará clama por líderes, os gaviões já começam a se movimentar, visto que tem carniça os esperando para as eleições de 2.008. O quadro atual de nosso estado é de calamidade, o povo sofre, os corruptos roubam e não são presos, enquanto o tempo passa as criancinhas morrem a míngua de fome e sede no interior do Ceará, vitimadas pela indústria da seca. Se a política fosse desenvolvimentista a seca já teria sido execrada do Ceará. O governo e a política brasileiros estão com hidrocefalia, o que esperar de um governo desastroso desumano e cruel. Sinceramente não sabemos. Mas a vergonha, a responsabilidade, a criatividade, o respeito, a honestidade, a sinceridade, o amor próprio, o planejamento, devem permear as mentes de nossos governantes, se quisermos ter um país melhor e mais human0. A cada dia emitimos sugestões para o bem ou para o mal. O que colocamos na balança da vida depende de nós.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 16/10/2007
Código do texto: T697030
Classificação de conteúdo: seguro