NÃO ACONTECEU COMO PREVISTO.

No primeiro dia da reabertura dos comércios não essenciais houve uma grande movimentação de pessoas e veículos no centro da cidade. Era de se imaginar tal comportamento, aquarteladas em suas casas por dias, sem poder sair, os Sorocabanos inundaram o centro da cidade nesta segunda-feira. O isolamento social, por algumas pessoas foi seguido à risca, por outras nem tanto. Esse foi um período ímpar na vida de ambos. De qualquer forma, para aqueles que teimam em quebrar o isolamento, não havia muitos lugares para ir. O centro comercial da cidade estava fechado, assim como os parques, o supermercado acabou por se tornar o único lugar para se distrair que não a casa.

O plano não muito bem elaborado prévia nas quatro horas de funcionamento do comércio a partir das nove da manhã - para aqueles que o criaram o plano - deveria de ser uma retomada tímida e aos poucos... Não aconteceu como previsto, e era de se esperar, uma vez que todas aquelas pessoas presas em suas casas não via o momento de saírem de suas prisões residências. Ficar semanas e mais semanas presas e sem sair, 'confesso', é qualquer coisa de torturante. Então, para o mais leigo dos leigos, reabrir o centro comercial mesmo que por poucas horas é submetê-lo á aglomerações.

No entanto, diante da atual situação de quase insanidade de muitos, justamente por não suportarem ficarem parados e sem nenhuma perspectiva, vendo as contas se acumularem e com a maioria das fábricas cambaleando, tendo o fantasma do desemprego batendo as portas, foi um alívio ver a vida, mesmo que aos poucos retomar uma fração pequena de sua normalidade. Vale ressaltar que à COVID-19 continua sendo um risco, por isso todas as medidas recomendadas devem ser seguidas, isso inclui o distanciamento mínimo necessário. Todas as medidas se seguidas corretamente visam a minimizar a contaminação e disseminação do vírus.

O que foi presenciado neste primeiro momento é justamente o contrário, no anseio de sair de suas casas, muitas pessoas simplesmente ignoraram, principalmente, o distanciamento mínimo necessário. Filas e mais filas do lado de fora de quase todas as lojas, que, limitou a entrada para não haver aglomerações dentro do estabelecimento. Foi um início tumultuado com grande movimentação, engarrafamentos enormes nas ruas do centro da cidade, bem como, muitas pessoas do grupo de risco que também estavam circulando pela cidade. A flexibilização da quarentena parece não ter funcionado como o previsto.

Estamos no começo desta nova etapa, será preciso cautela, muita análise com base em dados e em números de infectados após esse momento de retomada lenta da economia. Somente com dados corretos e verdadeiros, novos passos devem ser tomados, continuar com a abertura do comércio só será possível com base como estarão os gráficos daqui aos próximos dias. A economia preocupa a todos, pois depende do seu bom desempenho o emprego de muitos, assim como também preocupa a vida de quem faz essa economia caminhar.

Confesso, não será algo fácil, dependerá da educação e do respeito de cada um de nós. O Brasil precisa crescer, mas, para isso acontecer com segurança, não depende unicamente de nossos governantes, e sim de cada brasileiro consciente de seu papel.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 07/06/2020
Código do texto: T6970222
Classificação de conteúdo: seguro