Os primeiros socorros e o resgate

Numa manobra arriscada, desceram dois pára-quedistas próximos ao barco.

Um Capitão, seu nome, Daniel Crescêncio.

O outro era médico, jovem, cheio de vida e isto foi trazido por aquele pequeno grupo de homens vindos do céu para aquele encontro em alto mar, sob um sol de 30 graus, vento nordeste e barco à deriva....

O Navio salva-vidas Santo Antônio da Marinha Brasileira os resgatou após mais um dia.

A volta a vida de todos a vida normal

A notícia deste resgate ultrapassou as fronteiras, foram hospitalizados e quando liberados, entrevistados, fotografados, prestaram declarações e depoimentos. 

Mestre Rodrigão
o último a sair da Traineira Esperança foi Mestre Rodrigão..andava esquecido mas nos momento de lucidez, lembrava de tudo e de todos...

Rita e Roberto
Ele visitava periodicamente Rita e Roberto no Restaurante que eles compraram em Santos e ali conversavam sobre a sobrevivência, o apego pelo amor à vida.

Júlio
Voltou às águas depois de um ano. Não encontrava emprego e enfrentou o maior desafio. Embarcar novamente em pescarias de alto mar. Sobreviveu a todas e fazendo economias comprou o seu próprio barco e colocou o nome de,  Rodrigão. A Traineira Esperança não foi passada de mão a mão em alto mar, mas a Esperança, sim. Sempre renovou-se a Fé em Deus.

Fayana
Fayana se recuperou bem e rapidamente. Aproveitou os filmes que sobreviveram a tragédia e mais os depoimentos e suas observações, publicou um livro. E vendeu muito bem. Conheceu um jornalista alemão em umas das entrevistas que fez, eles se casaram e vivem bem hoje em Berlim .

Fábio
Teve aumentado seu problema respiratório, mas era tratado com muito carinho por sua esposa Andréa e seu filho. Trabalham no mercado público em Itajai com uma banca de peixe e as suas histórias fazem da sua banca a mais visitada e com a melhor clientela.

Jonathan
Tinha na época do naufrágio 40 anos e amava o mar.
Não soube porque mesmo se restabelecer dos traumas nunca mais adentrou o mar. Optou por ficar em terra firme. Consertava barcos, redes.

E contava histórias para as crianças à beira do caís.
Formou um time de futebol de meninos.
Nunca casou.
Dizia que as mulheres nunca o entenderiam ou vice-versa.

A Lucidez de Mestre Rodrigão

Em certas situações, médicos, psiquiatras e psicólogos diriam que Mestre Rodrigão nunca mais voltaria a ter momentos de lucidez, face às seqüelas que o naufrágio lhe acarretou.

A sua responsabilidade sobre seis pessoas e a sua também e mais, seu barco Esperança, foram demais para ele.

Julgava que fora incapaz de prever o mau tempo, os problemas com as redes e os tubarões.

Não conseguira resolver o problema do rádio e nem se guiar pelas estrelas, pelo vento e pelo coração.

O reencontro em alto mar do Pai e do Filho.

Mas justamente pelo coração é que retornou aos seus momentos de lucidez.

Quando Esperança estava à deriva o que desceu do avião não foi apenas a salvação para suas vidas.

Foi o reencontro em alto mar com o seu passado e o seu futuro.,Capitão Crescêncio era seu filho.

As interpretações dos pescadores

Alguns pescadores acham que Esperança esta ancorada em alguma ilha ou ainda esteja à deriva.

Alguns navegadores afirmam que vêem Esperança ressurgir no horizonte a cada novo amanhecer.

Outros acreditam que as tempestades repentinas são sinais ETERNOS a serem sempre considerados.

***

Robertson
* Este texto escrevi num tempo em que trabalhava num Escritório de Despachos Aduaneiros em Itajaí /SC, e os personagem aqui presentes tem o nome deles, inclusive o patrão (sic).

* Personagem Roberto = Robertson.

Foi uma deliciosa forma de perpetuar a minha emoção e a minha consideração em palavras textualizadas, por tão grandes Amizades.


E fica

Uma homenagem aos náufragos, dos mares e da vida... Muitos sobrevivem pelo coração de quem os ama.
Robertson
Enviado por Robertson em 04/06/2020
Reeditado em 04/06/2020
Código do texto: T6967933
Classificação de conteúdo: seguro