Pantufas da Assombração Aposentada
 
Ufa! Finalmente depois de 35 anos de sala de aula eu aposentei das escolas. Para comemorar o feito eu quis algo que me remetesse ao descanso.
 
Vi na loja um par de pantufas masculinas: sobriedade de um azul marinho peludo. Lancei mão do capricho.
 
Em casa era  só o conforto nos pés. Eu moro em localidade serrana e chinelos e similares somente no verão em dia que a chuva dá trégua. Aqui é assim: geada no inverno  e cerração o ano inteiro.
A relação da pantufa com seu proprietário se tornaram tão prazerosa e íntima, que não precisando mais de calosos sapatos ou tênis, extrapolou-se o limite do lar. Servia para calcar a vizinhança.
 
As horas de sono noturno diminuíram. Enquanto a casa dorme, acorda-se cedo. Primeira tarefa: retirar o lixo e levá-lo para a calçada. E como é madrugada, além da pantufa que colou aos pés, a saída é de pijama também. Alma penada impoluta é de assustar.
 
Com tantos usos o solado desgastou-se e descolou ao lado. Ao andar produzia aquele som ruidoso. De madrugada lembrava correntes atritando ao chão.
 
Em uma madrugada tenebrosa destas, estava o vizinho arredando as cortinas de sua janela discretamente para sondar quem era aquela Assombração que se arrastava com sacos cheios na área externa.
 
A neblina densa sempre povoou o imaginário com fantasmas de contornos sólidos.
 
Não demorou muito a tal pantufa conheceria seu próprio desterro em uma sacola de lixo.
 

Vá em paz companheira notívaga.
 

 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 01/06/2020.
 
Direitos do texto e foto
reservados e protegidos segundo
Lei do Direito Autoral nº 9.610,
de 19 de Fevereiro de 1998.
 
 
 
Gosta de Poesias e Crônicas?
Siga Então:

 
 
_ POETAR_
https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte/
http://www.leonardolisboa.recantodasletras.com.br/
https://www.instagram.com/laocoonte2/
@leobcena
 
#poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras  # @leobcena
 
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
 
 
 
 
 
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 01/06/2020
Reeditado em 25/06/2020
Código do texto: T6964926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.