GOKODEN - tradição japonesa - Seu significado para mim.......*

01/06/2020 - GOKODEN

Há algum tempo atrás , havia publicado em meu facebook uma matéria falando sobre o Gokoden.

Nesse momento em que o mundo está se reinventando, achei muito importante lembrar dessa nota, uma vez que infelizmente estamos enfrentando situações em que possamos vir a ter um conhecido, um parente, um afeto em situação de vulnerabilidade ou seja, esteja enfrentando uma situação muito delicada em sua vida. O propósito do Gokoden nestes termos seria da pessoa demonstrar sua preocupação, seu carinho para com esta pessoa. Na sociedade brasileira ela não é usual. Não existe a prática do Gokoden.

Eu cresci cerceada de palavras japonesas e hábitos que meus avós, imigrantes japoneses, assim como meus pais, procuraram me passar durante o tempo em que estiveram vivos comigo.

O Gokoden é destinado para várias intenções, inclusive para presentear uma pessoa cujo desejo ou necessidade dela não é clara para você, desta forma, pode colocar uma quantia em dinheiro ou um cheque dentro do envelope de Gokoden para que ela use da maneira que se sentir confortável. E o envelope é uma maneira limpa, educada de fazê-lo.

Se você de alguma forma queira ajudar algum parente, pode fazer a prática do Gokoden. Não precisa agir como os japoneses antigos que compravam envelopes especiais para este fim. Digo isso porque os orientais são muito tradicionais em algumas situações. Hoje atualmente não sei ao certo se ainda estão pondo em prática esse hábito no local onde vivi em SJCampos, mas creio que sim, pois há muitos idosos ainda da geração dos meus pais e vejo celebrações de missas de 49 dias, sete dias que é comum na prática budista japonesa inserida no aspecto brasileiro.

Posso dizer claramente o que é praticar o Gokoden. No funeral de minha mãe e de meu pai, falecidos em 2007 e 2014 respectivamente, a contribuição dos amigos, familiares , etc, foi de extrema importância para nossa família. Gostaria neste momento de elevar meu pensamento em agradecimento profundo a estas pessoas. A ajuda que tivemos cobriu todas as despesas do funeral de ambos. Na missa de 49 dias, minha irmã mais velha S. (onetchan em nihongô), realizou a tradicional missa de 49 dias e pudemos retribuir a ajuda que tivemos ao realizar um cerimonial, ofertando às pessoas que estiveram naquele dia uma retribuição. Esta retribuição expressou nosso sentimento de gratidão. Vou mencionar um exemplo do que compramos para retribuir: embalagens plásticas do tipo compradas em lojas de 1,99 para que possam ser úteis no cotidiano dos doadores do gokoden.

Você pode estar se perguntando “Nossa, mas será que isso não seria desagradável para quem aceita tal envelope de Gokoden?“ Digo que não, e se sentir necessidade de praticar acho muito bom, pois como iniciei este artigo, estamos vivendo um momento em que o mundo está se reinventando, buscando novas formas de agir.

Em 2014 fui até Rio Verde - GO visitar meu tio que estava sofrendo com Hepatite C, senti uma necessidade muito grande de me dirigir até lá pois senti que era um desejo de meu pai que havia falecido no mesmo ano. Depois que voltei para MCRondon ele veio a falecer. Meu gokoden foi expresso de outra forma, uma vez que não pude estar lá para poder ajudar presencialmente.

Para o meu querido leitor dessa matéria vou deixar um link para que possa entender, assimilar e compreender melhor a cultura e o sentimento expresso no GOKODEN.

Espero mais uma vez ter contribuído para a cultura da região onde estou vivendo atualmente e elevo meus pensamentos para que as pessoas possam ser mais solidárias no mundo inteiro.

Que sejamos esperança no coração de alguém.

Porto Mendes, 01 de Junho de 2020 – Segunda, 19:56h.

Pesquisa feita no link  http://www.nipocultura.com.br/o-que-os-japoneses-escrevem-nos-envelopes-em-cerimonias-iii/

- http://www.culturajaponesa.com.br/index.php/religiao/envelopes-com-dinheiro/

YOSHIE FURUKAWA
Enviado por YOSHIE FURUKAWA em 01/06/2020
Reeditado em 01/06/2020
Código do texto: T6964893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.