Coragem e Fraqueza
ESTAVA dando uma arrumada nos meus guardados quando encontrei um livro espírita que meu pai me presenteara, e dentro dele havia um papelzinho com uma frase de Allan Kardeck copiada com a caligrafia de tabelião de meu pai. A frase dz seguinte: "Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos de sua coragem e de sua fraqueza". Bingo. Uma verdade abissal.
Para mim a coragem não é arreganho, provocação, intolerância e nem molecagem, mas a coragem cívica, a coragem de dizer a verdade e coragem de defender os menos favorecidos e a justiça social. E a fraqueza é a omissão, a covardia moral, a conivência com os intolerantes e os tiranetes de plantão.
Acho mesmo que todos temos forças distintas dentro de nosso âmago. Concordo com Baudelaire: "Existem em todo homem, a todo momento, duas postulações simultâneas, uma a Deus, outra a Satanás. A invocação a Deus, ou espiritualidade, é é um desejo de elevar-se, aquela a Satanás, é maneira de precipitar-se no abismo".
Esta última lembra a advertência de Chico Xavier: "Planejar a infelicidade dos grupo é causar com as próprias mãos um abismo para si mesmo".
Estamos precisando de coragem cívica. Urgente. Inté..