Imagem: Google
 


A Honestidade

Em tempos de Pandemia, onde há escassez de demanda observamos que alguns produtos sofreram leve ajuste nos preços por redes de supermercados, pela padaria do bairro, por alguns prestadores de serviços, enfim por quem age de má fé e decide tirar proveito da situação. Mas, hoje presenciei um fato que chamou-me a atenção e compartilho aqui com os nobres leitores.

Em isolamento na casa de campo de um familiar, percebi que o proprietário estava sentindo-se incomodado com o cabelo que já estava bem grandinho, rs. Então, ao sondar as pessoas residentes no campo sugeriram-lhe um rapaz de uma comunidade pequenina próxima a propriedade; contato feito, o cabeleireiro chega em sua motocicleta usando a máscara e com o seu material de trabalho. Terminado o corte o cliente (proprietário da bela casa) pergunta-lhe o valor do serviço e o rapaz responde - R$10,00! Imediatamente, concluímos que o profissional cobrou o mesmo preço que cobra das pessoas da comunidade, ou seja, não inflacionou o seu trabalho ao ver que estava diante de uma pessoa com um poder aquisitivo maior que o seu - foi honesto. Por outro lado, o tomador do serviço achou injusto pagar tal quantia uma vez que o cabeleireiro teria um lucro ínfimo, pois gastou o combustível, tempo e deslocamento deixando de atender, por certo, outros clientes caso estivesse em sua comunidade. Logo, resolveu pagar-lhe a quantia de R$ 20,00, agindo também com honestidade e consciência; telefonou para o vizinho indicando o profssional e também adiantou o valor que o jovem lhe cobrara conscientizando-o de que era muito pouco e seu lucro seria mínimo e informou o valor que tinha pago. 

Então, a honestidade é algo que não tem preço. É uma questão de caráter. É você tratar o outro com respeito independente de sua condição financeira. Hoje senti um imenso orgulho de ambos - do cabeleireiro e do meu parente. Tenho certeza que há milhares de pessoas assim espalhadas pelo nosso Brasil que são íntegras por essência e não tiram proveito de determinada situação. Viva o nosso povo honesto. Viva!!

Alvaniza Macedo
30/05/2020



 

 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 31/05/2020
Reeditado em 29/08/2020
Código do texto: T6963103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.